
Afinal, é a junção de dois dos termos mais quentes do atual cenário de marketing digital.
Se antigamente a comunicação das marcas era intromissiva e incômoda, hoje as estratégias permitem um diálogo mais próximo.
Essa é uma nova era.
Hoje a conexão entre empresas e consumidores é alimentada pelo conteúdo e a confiança é um ativo valioso.
Assim, as relações comerciais se transformaram em verdadeiros relacionamentos.
Então, se você deseja aprender o que é branded content, como ele se encaixa nesse cenário e implementar ações eficazes em seu negócio, continue a leitura.
O que é branded content?
Branded content é o conteúdo produzido por uma marca para encantar seu público-alvo e, no fim das contas, vender mais.
Para uma melhor compreensão, vale começar pela tradução desse termo, “Content” em português quer dizer “conteúdo”.
O Marketing de Conteúdo é uma maneira inovadora de atrair clientes, por meio da criação de conteúdo relevante para a persona.
“Brand”, por sua vez, quer dizer “marca”. O branding considera a ótica do consumidor em relação a uma determinada marca.
Em outras palavras, ações planejadas que têm como objetivo aumentar o reconhecimento, melhorar as experiências e o desejo pelos produtos de uma empresa.
Trazendo o termo “branded content” para o nosso idioma, uma interpretação razoável seria “conteúdo de marca”.
Ou seja, branded content é a prática da criação de conteúdo voltada ao estímulo da boa percepção por parte dos consumidores.
“Mas o que uma marca ganha ao criar conteúdo?”, você se pergunta.
“Muito”, eu respondo.
A publicidade direta como a conhecemos perdeu muito espaço na era digital.
Um outdoor, comercial de TV ou anúncio, cujo único objetivo é a venda, é visto com desconfiança pelas pessoas.
Isso porque o consumidor não é mais um agente passivo no processo comunicacional.
Ele escolhe o que consome.
Ao entrar em um site com diversos ads, por exemplo, tem a opção de simplesmente trocar de página.
Essas exigências fizeram com que os especialistas desenvolvessem novas fórmulas para alcançá-lo.
A mais popular é justamente o branded content.
É o conteúdo criado por empresas com o objetivo de informar, entreter, educar, auxiliar e aproximar o potencial cliente.
Assim, na ótica do consumidor, a organização responsável por oferecer esse conteúdo de qualidade se torna uma aliada na resolução dos seus problemas.
Trata-se de um tipo de marketing muito diferente do que era feito no passado, quando as objetivos puramente mercantis ficavam claros desde o impacto inicial.
Essas ações funcionavam muito bem anos atrás, mas os hábitos dos consumidores mudaram.
Hoje a aproximação deve ser sutil e o relacionamento, contínuo.
Nesse contexto, a marca, o produto ou ou serviço deixam de ser protagonistas e tornam-se elementos secundários na produção de conteúdo.