
Registrar a marca é o passo principal que todo empreendedor já sabe que deve dar antes de iniciar os investimentos na mesma.Mas não acaba por aí. Após o registro, deve ser feita a vigilância da marca frequentemente.
Diariamente, uma enorme quantidade de marcas e produtos surgem no Brasil, o que aumenta os riscos de cópias e concorrência desleal entre as marcas.Por isso, o mais sensato antes de todos os gastos iniciais, deve ser a realização da busca da marca, para saber se ela já existe no mercado e se é passível de registro junto ao órgão federal.
Após constatada a disponibilidade, o sinal está verde para que se inicie o trabalho em torno dela, incluindo a solicitação do registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)
Por que fazer a vigilância da marca?
Após a aprovação do registro da marca, muitas pessoas acreditam que é o final do processo e que não é mais necessário preocupar-se.
Contudo, é preciso manter a vigilância da marca de forma semanal, para certificar-se de que não estejam ocorrendo cópias, uso desautorizado, desvio de clientela ou até mesmo solicitação de registro de marca semelhante.
Ao fazer essa vigilância, é possível tomar todas as medidas cabíveis, de forma amigável ou por meio de processo judicial, a fim de que a exclusividade e segurança da marca sejam preservadas.
Dessa forma, a empresa evita prejuízos inestimáveis.