Vale a pena investir no logotipo sem registrar a marca?

Assim que abrem suas empresas, é natural que muitos empreendedores criem uma identidade visual poderosa, com um logotipo bonito que identifica seus produtos e serviços. O que muitos deles não sabem é que uma marca só pertence ao seu dono depois que for registrada.

O Registro de uma Marca é o que garante a sua proteção, evitando cópias por terceiros. Por isso, fazer uma pesquisa para saber se sua marca já foi registrada é mais importante do que a criação do logotipo. 

O que é um logotipo e sua importância para as empresas?

O logotipo é super importante para qualquer marca. É ele que identifica produtos e serviços, diferenciando o seu negócio da concorrência. Em outras palavras, o logotipo é o que faz o consumidor lembrar de sua marca. 

Esse elemento tão importante faz parte da identidade visual da empresa, e é formado pelo nome do negócio, pelas cores, por símbolos ou qualquer outro item que possa ser usado como recurso na construção de um visual que represente a marca.

O logotipo orienta toda a criação de material gráfico da marca, como cartões de visita, papel timbrado, arte da fachada, cores do estabelecimento, rótulos de produtos, etc. 

O que é o Registro da Marca?

Você sabia que só é proprietário de uma marca efetivamente quem realiza o registro? O Registro de uma Marca é o que garante os direitos de uso sobre aquela determinada marca em território nacional. No Brasil, o registro deve ser realizado no órgão competente, o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Imagine se uma marca conhecida como a Nike, por exemplo, não fosse registrada. Uma parcela considerável da população poderia criar suas fábricas de calçados e colocar o mesmo nome, se aproveitando do sucesso e do investimento publicitário da famosa marca esportiva. Seria muito fácil não é mesmo? 

E saiba que isso pode acontecer em todos os tamanhos de empresas, até mesmo profissionais liberais. Não é história pra boi dormir, tem muita gente que se aproveita de um nome já conhecido no mercado e cria uma marca igual ou semelhante.

Somente com a marca registrada é que você impede que outras empresas se utilizem do nome de seu serviço ou produto, e pode requerer na justiça que deixem de utilizá-lo caso haja cópia. Com o certificado de registro em mãos, a marca se torna uma propriedade de fato, tal como a escritura de um imóvel. E aí sim vai ser difícil alguém se apoderar de sua marca.

E o contrário também pode acontecer: você pode estar usando uma marca que já existe, sem saber, e que já foi registrada anteriormente. É triste, mas isso é bem possível de ocorrer, gerando uma dor de cabeça sem tamanho pra você e seu negócio. 

  • Share:

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href=""> <abbr> <acronym> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ver más

  • Responsable: Sept Midia.
  • Finalidad:  Moderar los comentarios.
  • Legitimación:  Por consentimiento del interesado.
  • Destinatarios y encargados de tratamiento:  No se ceden o comunican datos a terceros para prestar este servicio.
  • Derechos: Acceder, rectificar y suprimir los datos.
  • Información Adicional: Puede consultar la información detallada en la Política de Privacidad.

Envie sua Mensagem

Em breve um de nossos consultores entrará em contato.

Open chat
Precisando de ajuda?