Tendências do Marketing Digital para 2021

O ano de 2020 trouxe uma série de novos cenários para a atuação de empresas nas redes sociais. A pandemia ampliou o tráfego de pessoas nos canais de relacionamento, forçando muitas empresas que ainda não haviam implementado a transformação digital a fazer ajustes rápidos a fim de manter suas operações.

Veja a seguir o que esperar para 2021:

1) Marketing interativo

Um bom site, funcional, responsivo e pensado para oferecer a melhor UX possível sempre foi algo essencial – mas isso tornou-se ainda mais fundamental com a pandemia. Mas agora é preciso ir além e pensar em novas iscas para atrair tráfego para o site de sua empresa.

Adicionar elementos interativos ao seu site ou mídia social é uma ótima maneira de agregar valor aos visitantes, fazer com que eles se envolvam com sua marca e aprender mais sobre eles. Por exemplo: uma empresa que atue em manutenção preditiva pode adicionar um checklist de funcionamento de equipamentos industriais em seu site. Dessa forma, a empresa está oferecendo valor aos seus visitantes – ao mesmo tempo que aprende mais sobre eles com base nos dados inseridos em seu checklist.

Outros exemplos de marketing interativo incluem avaliações, questionários, jogos, enquetes, vídeos interativos, pesquisas e concursos.

2) Marketing de Micro Influenciador

O marketing de influência tem sido uma tática de marketing bastante utilizada há anos. Originalmente, as marcas pensavam que era mais benéfico fazer parceria com grandes influenciadores (também conhecidos como macro influenciadores) com milhões de seguidores para promover produtos.

Essa abordagem provou ser muito cara e, surpreendentemente, não muito eficaz. Na verdade, celebridades ou influenciadores que acumularam mais de um milhão de seguidores pedem valores na casa de cinco ou seis dígitos por postagem. Mesmo com esse preço alto, muitas empresas relataram não ver muito retorno. Embora esses indivíduos tenham muitos seguidores, suas taxas de engajamento são extremamente baixas. Especialmente quando comparadas a influenciadores de camadas menores.

Em 2020 vimos uma nova camada deste seleto grupo de profissionais vindo à tona: os micro influenciadores. Essa nova geração se tornou muito mais popular desde que as pessoas descobriram o efeito que eles têm nas decisões de compra. Estudos têm mostrado que, ao contrário da crença popular, quanto maior o influenciador, menor o ROI. Micro influenciadores oferecem mais seguidores fiéis – o que significa que, na maioria das vezes, seus seguidores se dedicam mais a se envolver ativamente com seu conteúdo.

O marketing de micro influenciadores também oferece uma abordagem muito diferente que normalmente é mais eficaz para alcançar os indivíduos-alvo. Esses influenciadores menores geralmente têm um nicho de mercado específico. Isso torna mais fácil encontrar públicos que realmente estarão interessados ​​em seus produtos ou serviço, aumentando as probabilidades de conversão.

Apostar no marketing de micro influenciadores será uma das grandes tendências do marketing digital para 2021. Por isso comece já a procurar influenciadores ligados à sua área de atuação, cujos seguidores provavelmente estejam interessados ​​nos produtos ou serviços que sua empresa vende – e comece a divulgá-los hoje

) Conteúdo gerado por usuários

Como o nome sugere, o conteúdo gerado pelo usuário (UGC) é qualquer conteúdo – vídeos, imagens, avaliações – criado por clientes ou usuários (e não pelas próprias marcas).

Como uma das formas mais autênticas de marketing boca a boca digital, o UGC é uma ótima maneira para tornar as marcas mais acessíveis e relacionáveis ​​com seu público.

Desde a ascensão do marketing de influência, o UGC se tornou a pedra angular das estratégias de marketing de muitas marcas, com um grande número de empresas e muitas marcas de grande nome agora redirecionando o conteúdo de seus seguidores e defensores.

Está comprovado que o UGC supera em muito o conteúdo criado pela marca – portanto angariar clientes para não apenas gerar seu conteúdo, mas também comercializá-lo para você, é inegavelmente uma estratégia que vai ser primordial entre as tendências do marketing digital para 2021.

Isso porque mesmo o Conteúdo Gerado pelo Usuário não sendo de forma alguma uma nova tendência, as regras e restrições de distanciamento social experimentadas por todos neste ano gerou um grande aumento no UGC. Isso foi impulsionado conforme mais marcas se adaptaram ao cenário digital e procuraram entre seus clientes o tipo de conteúdo que eles próprios desejam ver.

O principal apelo do UGC é o alto nível de autenticidade e de oportunidade de relacionamento que ele fornece. Com a mídia social rapidamente se tornando um fluxo interminável de artes produzidas, postagens patrocinadas e estilos de vida inatingíveis, tem havido um apetite emergente por uma representação mais autêntica de pessoas comuns, estilos de vida e experiências – especialmente durante este ano de crise e mudança social.

4) Vendas através das redes sociais

Mudanças recentes nas plataformas sociais permitiram que muitas empresas passassem a utilizar seus perfis em redes sociais como um canal de vendas. Isso se intensificou mais depois da chegada dos catálogos de vendas no Facebook, no Instagram e no Pinterest. Com isso, o comércio social está caminhando para se tornar uma das maiores tendências do marketing digital para 2021.

Com boa parte dos compradores online agora fazendo compras por meio de canais de mídia social como Facebook, Instagram ou Pinterest, e outra parcela substancial recorrendo às mídias sociais para se inspirar nas compras, agora é mais importante do que nunca tornar sua marca, produtos e serviços disponíveis para compra em mídia social – especialmente neste momento, quando cada vez mais empresas fazem a transição para o digital de forma a se ajustarem às mudanças causadas pela crise da COVID-19.

Abraçados por empresas dos mais diversos portes e serviços, os posts compráveis ​​estão se tornando o caminho do futuro. Com pesquisas mostrando que os clientes são mais propensos a comprar quando apresentados a uma experiência de compra simplificada, o comércio social dá às marcas a oportunidade de otimizar a experiência de compra em vários canais e plataformas, permitindo que seus clientes comprem produtos em cada etapa do caminho.

5) Lives

No ano passado, o vídeo ao vivo rapidamente se tornou um dos tipos de conteúdo online mais populares. Não apenas o Instagram Live e o Facebook Live estão se tornando cada vez mais populares – cerca de um em cada cinco vídeos do Facebook sendo transmissões ao vivo e 1 milhão de usuários do Instagram assistindo a vídeos ao vivo todos os dias. Tanto que outras plataformas – como Twitter, YouTube e, mais recentemente, até mesmo o LinkedIn – estão explorando o vídeo ao vivo também.

Só em 2019, os usuários da Internet assistiram a 1,1 bilhão de horas de vídeo ao vivo. E, embora esse número certamente tenha crescido por si só, a crise global apenas adicionou lenha na fogueira. Hoje o vídeo ao vivo se tornou um canal vital para muitos setores – especialmente para a moda, a música e o entretenimento.

Além de muitos influenciadores e marcas promovendo lives nas mídias sociais, muitos eventos tipicamente off-line como festivais, desfiles de moda, shows e galerias também adotaram o vídeo ao vivo, permitindo que seu público se envolvesse e os vivenciasse remotamente.

Para muitas pessoas e setores, as lives foram salvadoras em 2020 devido à conveniência, capacidade de identificação e acessibilidade que fornece, e temos certeza de que essa será uma das fortes tendências do marketing digital para 2021.

6) Conteúdo efêmero em diferentes plataformas

Conteúdo efêmero é aquele tipo de conteúdo visual acessível apenas temporariamente (normalmente 24 horas). Pode ser uma foto, um vídeo gravado ou transmitido ao vivo, demonstrações de produtos, entre outros. Esse tipo de conteúdo é muito popular em redes sociais como Facebook (Meu Dia), Instagram (Stories) e Snapchat (Snaps).

Ao contemplar as tendências do marketing digital para 2021 em seu planejamento, experimente e promova a sua marca com a utilização de conteúdos efêmeros. Lembre-se de que o Facebook tem mais de 1,66 bilhão de usuários ativos todos os dias, enquanto o Instagram tem cerca de 800 milhões. Os 187 milhões de usuários ativos diários do Snapchat criam 1 milhão de conteúdos efêmeros todos os dias.

Além disso, esse tipo de conteúdo obtém uma resposta imediata do público, como uma necessidade urgente de compra. Também permite que seus clientes se envolvam com sua marca, expandindo seu alcance e construindo confiança e reforço de relacionamento.

7) Marketing de nostalgia

A moda é um dos movimentos mais cíclicos que podemos observar: eventualmente peças de temporadas passadas são (muito ou pouco) repaginadas voltam aos editoriais e passarelas. Agora outras indústrias têm vivido este momento – chamado de marketing da nostalgia.

As ações hoje estão por toda parte – e não apenas no meio digital: ligue a TV (ou acesse o YouTube) e provavelmente você encontrará um anúncio com um ator de um programa que você assistia quando era criança. Abra o Spotify e você poderá ouvir um trecho de música selecionado propositalmente para levá-lo de volta no tempo. Vá a um supermercado e caminhe entre as gôndolas para encontrar facilmente produtos com embalagens retrôs ou sucessos antigos de volta às prateleiras.

Essencialmente, o marketing de nostalgia visa capturar (ou melhor, recapturar) a atenção do seu público ao explorar tendências mais antigas e familiares do passado – e sabemos que funciona. Programas de sucesso na TV, como Mad Men, inspiraram a nostalgia dos anos 1960 para o público em todo o mundo, enquanto Stranger Things, da Netflix, homenageou os clássicos do cinema e a cultura pop dos anos 1980 – e se tornou um grande sucesso.

Mas por que esta seria uma das principais tendências do marketing digital para 2021? Porque as ações digitais podem custar menos e causar um impacto maior e mais direcionado em seu público. Você pode aproveitar esta onda ao resgatar embalagens antigas, cases e histórias do passado e muito mais.

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