Social Media: Entenda tudo sobre essa profissão que é tendência no mundo digital

Social Media ou Profissional de Mídias Sociais é responsável por gerir os perfis nas Redes Sociais de empresas ou Influenciadores Digitais. Sua função é criar e publicar conteúdos e desenvolver estratégias de Marketing visando alcançar mais pessoas, perpetuar uma marca, produto ou serviço nas Redes Sociais.

Dizer que as redes sociais não fazem parte do nosso dia a dia seria uma grande mentira e equívoco. Todos nós estamos conectados nelas desde a hora que acordamos até a hora que vamos dormir. Elas preenchem todos os espaços de tempo em nossa rotina, tornando-se parte fundamental de todos os momentos diários. 

Com base nisso, fica evidente que o mercado publicitário passou a enxergar nelas um grande potencial de marketing. Portanto, para quem deseja vender um produto ou serviço, precisa  conhecer e aplicar estratégias de marketingposicionamento de marca, divulgação e anúncios nas redes sociais.

A profissão de social media, por sua vez, ganhou destaque por conta desse fato. Para que todos os posts, conteúdos e publicações sejam realizados corretamente, é necessário dominar de maneira completa a gestão das redes sociais e aplicar com maestria estratégias de marketing nas redes sociais.

Sabendo disso, separamos aqui tudo que você precisa saber sobre o que é social media, como funciona e como se destacar nessa profissão. Desse modo, pode ficar por dentro de um ramo que é tendência para os próximos anos. Acompanhe abaixo!

O que é social media

Chamamos de social media o profissional responsável pela administração dos perfis de redes sociais de empresas ou influenciadores digitais.

Em princípio, parece muito simples, mas essa profissão envolve uma série de técnicas e conhecimentos necessários para a prestação de um serviço de qualidade. Entender as métricas de cada plataforma, os algoritmos e tipos de conteúdo que geram mais engajamento exige bastante estudo.

Além disso, também é função do social media a construção da imagem pública da empresa dentro das redes sociais . Credibilidade e relacionamento com o cliente são aspectos fundamentais para o relacionamento e construção da marca e aquisição de preferência no mercado.

Ademais, é fundamental que essas estratégias de relacionamento estejam orientadas com de acordo os objetivos comerciais do cliente, tanto para alcançar mais pessoas quanto para vender através do Marketing Digital.

Para isso, o social media faz uso de diferentes estratégias e abordagens dentro de cada rede. Desse modo, torna-se possível atingir o público alvo de diferentes formas, de modo que o nome da empresa se perpetue no mercado em todos os aspectos.

As principais funções do social media

Ser um social media vai muito além de criar postagens dentro das redes sociais. Esse profissional possui várias funções, muitas delas de cunho técnico. Afinal, é preciso apresentar diferentes informações para a empresa, relacionadas ao resultado obtido com a administração das plataformas.

Com base nisso, entenda as principais tarefas direcionadas a um profissional social media:

Planejamento de projetos

planejamento estratégico realizado pelo social media é bem mais que do organizar um número de posts por dia. Trata-se de um documento criado logo depois do fechamento do contratoNele, consta todo o plano decomo será realizada a construção de imagem da marca.

Muitas vezes ele é comparado ao plano de negócios, mas com o nicho focado de redes sociais. Ou seja, definições como público alvo, identidade visual, principais concorrentes, números internos e objetivos são calculados e detalhadamente informados.

Desse modo, o planejamento passa a funcionar como uma espécie de guia para o social media. Assim, fica mais fácil entender o que pode ou não obter sucesso no perfil de seu contratante.

Produção de conteúdos diversos

Sabendo o que deve ser feito, é chegada a hora de colocar os planos em prática. Esse trabalho é feito através da produção de conteúdo relevante e de qualidade.

Na maioria das vezes, o social media é responsável por escrever e elaborar todas as legendas de publicações nas redes de seu cliente. Em alguns casos, é ele também que produz as artes e demais peças gráficas divulgadas.

Esse é um trabalho de muito peso, afinal, fica nas mãos do profissional a total responsabilidade pelas informações colocadas a público. Sendo assim, qualquer erro ou equívoco causado pode vir a causar grandes transtornos.

A criação de conteúdo também envolve a elaboração de um outro planejamento, ainda maior e mais detalhado. Nele, o social media cria uma espécie de calendário com todas as postagens dos próximos dias.

Obviamente, isso exige ter tudo pronto e em mãos. Logo, pode-se perceber que tudo dentro dessa profissão exige planejamento prévio, cálculos e acima de tudo muita pesquisa.

Relacionamento e engajamento com o público

De nada adianta postar várias vezes ao dia se o conteúdo não faz com que o público interaja com ele.

Outra das funções do social media é estimular o engajamento do público, mantendo um relacionamento próximo e um contato direto com ele. Essa tarefa pode ser realizada através de diversos amigos diferentes, mas o que acarreta mais resultado é o material de qualidade.

Nada faz o usuário ter mais vontade de curtir, comentar e compartilhar um post do que ver que ele é muito bom. Portanto, percebe-se que essa função está diretamente ligada com as demais.

O engajamento com os clientes é um dos assuntos que ganha mais notoriedade a cada dia entre os profissionais do social media. Afinal, ele funciona como uma espécie de trampolim. Quanto mais forte ele é, mais o algoritmo das redes entende sua relevância e o impulsiona para novos públicos.

Para atingir essa interatividade, técnicas como o humor, storytelling e a empatia são usadas nas imagens e legendas. No entanto, o profissional precisa estar sempre se atualizando e descobrindo novas ferramentas.

Em tempos de redes sociais, o que atingia bons resultados ontem, já não é tão eficaz hoje. Posto isto, a busca constante é a chave para o sucesso.

Elaboração de relatórios

Para que o trabalho seja comprovado, não basta apenas mostrar ao cliente o novo perfil da marca. É preciso provar por meio de extensos relatórios as diferenças que o projeto tem surtido e os novos números atingidos com as redes.

É função do social media saber como fazer a análise dos números fornecidos pelas plataformas. O famoso “analytics” fornece dados exatos sobre o tipo de público, engajamento nas publicações e gráficos de crescimentos nos últimos meses.

A partir dele, pode-se elaborar um relatório detalhado com todas essas informações e apresentá-lo ao cliente. Com base na resposta dada por ele, decide-se quais serão os próximos passos a serem dados e se as próximas ações devem seguir na mesma linha que as anteriores.

Comumente essa “prestação de resultados” é elaborada pelo social media no mínimo uma vez ao mês. Porém, em alguns casos especiais, relatórios mais longos e detalhados podem ser solicitados para períodos específicos, como trimestres ou semestres.

Perfil de um social media de sucesso

Sabendo o que é social media, com toda a certeza você já percebeu que para ingressar nessa profissão é necessário muito conhecimento e estudo. No entanto, algumas outras características também são indispensáveis para os profissionais que desejam obter sucesso em sua carreira. Confira quais são elas:

Ter afinidade com a tecnologia

Uma das chaves para atingir bons resultados dentro desse meio não poderia ser outra:  Ser um Heavy user e amar o mundo da tecnologia e seus recursos. Afinal, quem escolhe se tornar um social media passará mais da metade do seu dia imerso nas redes sociais e fazendo pesquisas nos buscadores. 

Por isso, para não se sentir esgotado com essa tarefa é necessário já ter certa afinidade com as plataformas. Mais do que saber onde encontrar cada função nelas, é necessário entender o porquê de cada uma ser importante e a diferença que podem causar no mundo atual.

Diante disso, é fundamental que o profissional de Social Media domine o uso de softwares e ferramentas que ajudam a executar o trabalho nas mídias sociais de forma descomplicada.

Ter uma ampla visão de mundo

Ao elaborar o planejamento para os perfis administrados, um dos pontos mais importantes é pensar fora da caixa. Ver o que já está sendo feito, entender o porquê de não ter funcionado e imaginar os mais diversos caminhos para reverter a situação.

Sem isso, a única diferença entre o social media e os usuários comuns será a quantia monetária recebida pelo tempo dispensado.

Uma visão de mundo mais ampla permite que o profissional enxergue além e entenda os diferentes tipos de público que pode atingir. Com isso, compreenderá também o que eles gostariam de receber e como gostariam de encontrar.

Quando a resposta para essas questões for encontrada, é necessário ter ainda mais criatividade para não cair nos formatos tradicionais e já esgotados. Nos tempos atuais, para ter sucesso é necessário buscar o novo, que surpreenda o público e faça o enxergar tudo diferente.

Ter a qualificação necessária

Em teoria, tudo parece bastante fácil. No entanto, a profissão de social media na prática exige uma série de conhecimentos que não são adquiridos de maneira tão simples. Logo, investir em qualificação é a melhor alternativa para atingir o tão sonhado sucesso.

A graduação em publicidade e propaganda é a mais comum dentro do meio. Porém, áreas como jornalismo, relações públicas e marketing também proporcionam a base teórica que o meio profissional exige.

Além disso, cursos técnicos e livres também fazem bastante diferença na hora de realizar o gerenciamento das redes. Conteúdos como gestão de crises, criação de textos otimizados e desenvolvimento de campanhas são bem fáceis de encontrar por um preço acessível e causam grande impacto no trabalho diário.

Estar sempre buscando por novas informações

Não é segredo para ninguém que dentro da era digital as coisas mudam muito rapidamente. O que era tendência hoje, pode não fazer mais sucesso nos próximos meses. Sendo assim, para estar sempre acompanhando o fluxo do mercado, é necessário buscar constantemente por novas informações.

Ler sites de notícias, livros de grandes nomes do ramo, ouvir podcasts e realizar novos cursos são apenas alguns exemplos do que deve ser rotina na vida do social media.

Esses atos também ajudam no brainstorming para novos projetos e na criatividade para as publicações criadas. Por isso, devem se fazer presentes desde o início do trabalho e durante todo o processo.

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