Push Notifications: O canal de marketing do futuro

Sabe aquele impulso de olhar o celular toda vez que recebemos uma notificação via push? Pois é, isso acontece com todo mundo!

Sabendo disso, como profissionais de marketing, podemos e devemos utilizar esse tipo de recurso para nos comunicar com os usuários de aplicativos de maneira mais efetiva, porém com moderação para que o resultado não seja o oposto do esperado.

É possível utilizar o push notification para diversos objetivos, como por exemplo:

  • Promover produtos/serviços;
  • Aumentar as vendas;
  • Melhorar a experiência e fidelizar clientes;
  • Converter usuários do app em clientes.

Mas afinal, o que são push notifications?

São mensagens enviadas via Push Notification Service para os usuários de um aplicativo. Através delas, o usuário poderá receber notificações de novas mensagens, promoções exclusivas, convites, alertas de proximidade, comentários em publicações, ou outros conteúdos que a marca desejar entregar dessa maneira.

Push notifications e SMS: qual é a diferença?

Por mais que se pareçam não são as mesmas coisas. Veja algumas diferenças entre elas:

  • As push notifications só podem ser enviadas através de um aplicativo. Ou seja, a mensagem só chegará para os usuários do app em questão.
  • As mensagens enviadas via push ganham destaque na área de notificações do dispositivo (smartphone ou tablet).
  • As notificações podem ser personalizadas (limites de caracteres/linhas e formato), de acordo com o sistema operacional do device (iOS, Android, Windows).

Quais são as vantagens das push notifications?

Para os usuários:

Por estarem em destaque, é uma forma mais conveniente de receber mensagens do tipo:

  • Novidades e promoções;
  • Informações úteis (trânsito, meteorologia, notícias, voos…);
  • Ter o contato da empresa sempre à mão.

Para marcas que possuem um aplicativo:

  • Comunicam-se diretamente com os usuários do app;
  • Ao contrário dos e-mails, as notificações push NÃO vão para a caixa de spam, nem tão pouco ficam esquecidas no inbox, e ainda apresentam o dobro da taxa de abertura se comparadas aos e-mails;
  • São ótimos lembretes para que os usuários usem o aplicativo com mais frequência.

Resumindo, utilizar push notification pode ser muito eficaz para o seu negócio, pois permitem que:

  1. Comunique de acordo com expectativas/comportamentos de cada usuário.
  2. Aumente a participação e fidelização dos usuários.
  3. Aumente a taxa de conversão e retenção.

Lembre-se sempre: Push notifications devem ser mensagens úteis, relevantes e apropriadas ao contexto de cada usuário. Caso contrário, os resultados poderão ser desastrosos, as mensagens serão ignoradas, ou até podem se tornar o principal motivo para que o usuário desinstale o app, e isso está longe de ser um objetivo da sua marca, não é mesmo?

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