O que é shadowban do Instagram e como evitá-lo?

Suas publicações do Instagram não têm atingido tantas pessoas como antes? As curtidas diminuíram? O número de novos seguidores que chegavam diariamente já não é o mesmo? Então, é provável que o seu perfil tenha sido vítima do shadowban.

Para te ajudar a resolver esse problema e a evitá-lo daqui por diante, descubra a seguir o que é shadowban do Instagram e confira todas as dicas que separamos especialmente para você! 

O que é shadowban do Instagram?

Shadowban é um mecanismo de bloqueio do Instagram, que diminui o desempenho de posts de uma conta — tanto no feed, quanto nos Stories. Em outras palavras, é uma punição que esconde, de seguidores (e de novos usuários na aba Explorar), os conteúdos de um perfil.

O principal objetivo do shadowban é o de impedir a manipulação de conteúdos para, assim, manter o controle de visibilidade dos posts o mais orgânico possível.

Oficialmente, o Instagram nunca confirmou aplicar o shadowban, entretanto, a plataforma leva à risca seus Termos de Uso e suas Diretrizes de Comunidade. Logo, comportamentos considerados inadequados para o ambiente dessa rede social poderão ser penalizados.

Quais são os impactos do shadowban?

Antes de mais nada, é importante destacar que o shadowban do Instagram não exclui as publicações inapropriadas de uma conta. Contudo, como dito anteriormente, ele restringe o alcance das postagens, fazendo com que elas sejam exibidas para poucos usuários e com menor prioridade.

Desse modo, ter o perfil impactado pelo shadowban é sinônimo de sofrer problemas de engajamento (seus posts serão raramente mostrados e, por consequência, terão menos curtidas e comentários) e de relacionamento (como naquele velho ditado popular “Quem não é visto não é lembrado”, sua marca poderá cair no esquecimento).

Shadowban é o mesmo que algoritmo do Instagram?

Não, mas eles têm uma grande relação. Conforme visto acima, os princípios impactados pelo shadowban do Instagram são os de engajamento e de relacionamento, que, junto do preceito de temporalidade (conteúdos publicados recentemente), formam a tríade do algoritmo do Instagram.

Esse funcionamento da plataforma foi implementado em 2016 com o propósito de construir feeds mais relevantes e não apenas cronológicos.

Por conseguinte, o shadowban influencia diretamente no algoritmo do Instagram. Se o seu perfil não tiver os três requisitos em harmonia, a chance de obter sucesso por meio das suas publicações cai consideravelmente.

Quanto tempo dura o shadowban?

De acordo com o TechTudo, o shadowban do Instagram pode durar de 24h a algumas semanas. A resolução dependerá das suas ações a partir do momento que descobrir que foi punido (como apagar hashtags bloqueadas, pausar publicações etc — atitudes que falaremos em detalhes no tópico sobre como interromper a penalização).

Como descobrir se o seu perfil foi vítima do shadowban?

O shadowban do Instagram acontece sem aviso prévio. Por isso, nem sempre é fácil detectá-lo em seu perfil. Entretanto, há alguns sinais e testes que podem te ajudar, como analisar publicações pelo Instagram Insights e observar suas hashtags pelo feed Explorar.

Pelo Instagram Insights da sua conta comercial, mais especificamente na aba Atividade, note se houve quedas bruscas de engajamento (curtidas e comentários, por exemplo) nos últimos dias — como apontado na introdução deste artigo.

Pelo feed Explorar, pesquise as hashtags que você utilizou na sua última publicação e verifique se ela aparece entre os posts listados. Se o seu conteúdo não estiver entre eles, esse será mais um indício de shadowban.

Vale lembrar que a publicação deve ser recente para que você a encontre com mais facilidade na aba das hashtags. Caso necessário, poste outra foto para realizar o teste.

Como evitar o shadowban do Instagram?

Se você já foi vítima do shadowban ou tem medo de ser penalizado (novamente ou, até mesmo, pela primeira vez), as dicas abaixo podem ajudar a proteger a sua conta.

1. Não use hashtags proibidas

Conforme citado anteriormente, existem hashtags que são banidas pelo Instagram. Isso ocorre porque, geralmente, as palavras utilizadas fazem alusão à pornografia, violência e preconceito e ferem diretrizes sociais (e da comunidade da plataforma).

Portanto, antes de publicar uma legenda com hashtags, pesquise quais são aquelas que estão bloqueadas. Ademais, não compartilhe imagens explícitas ou que podem ser mal interpretadas para, assim, não haver denúncias que te levem ao shadowban.

Lembre-se também de respeitar o número ideal de hashtags (5 a 6 por post) e varie-as constantemente. Pequenos detalhes como esse te ajudarão a evitar uma punição.

2. Não utilize bots

Não use bots que podem seguir, comentar e curtir em massa por você, afinal, eles violam as diretrizes do Instagram. De acordo com a própria rede social, quem utilizar esse tipo de automação terá determinadas partes da própria conta limitadas.

Além disso, não faz sentido algum conquistar seguidores que não sejam qualificados, não é mesmo? Por isso, risque os bots do seu dicionário para impedir o shadowban.

3. Atente-se à frequência e qualidade das publicações

Ninguém gosta de pessoas (e marcas) que publicam a todo momento. Sabe aqueles Stories lotados? Pois bem, são raros os seguidores que assistem. Logo, visando à experiência do usuário, o Instagram também pode punir o seu perfil por esse motivo.

Para evitar o shadowban, crie um calendário editorial e desenvolva conteúdos realmente engajadores. Se você tem uma loja virtual de lenços e echarpes, por exemplo, dê dicas de como compor looks com diferentes peças. Esse tipo de publicação com certeza chamará a atenção dos seus seguidores.

4. Varie as legendas

Por fim, assim como você deve diversificar as hashtags, varie as legendas. Se utilizar as mesmas com frequência, o Instagram poderá considerar que você está utilizando um bot ou que simplesmente não está se empenhando na produção de conteúdos.

À vista disso, e complementando o tópico anterior, dedique um tempo para não só pensar nos posts a fazer, mas como eles serão desenvolvidos e quais tópicos poderão conquistar os seguidores (e futuros clientes).

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