O Guia Prático para criar uma campanha efetiva de Facebook Ads em 2020

O Facebook Ads continua sendo uma das ferramentas de anúncios online mais usadas no mundo, sendo muito valiosa para estratégias de Marketing Digital. A plataforma conta com um site completo para que as empresas consigam usar a sua criatividade em anúncios de diferentes formatos.

Atualmente já são mais de 1 milhão de empresas que investem cerca de 8 milhões de dólares em Ads por ano! Frente a isso, como obter um retorno real nessa mídia paga, se destacando em relação à concorrência?

A resposta é simples: a qualidade da campanha.

Como toda campanha de marketing, existem pontos sensíveis e importantes que devem ser bem trabalhados, sempre levando em conta o seu público e o seu objetivo principal.

Por isso, criamos um guia prático para que você possa aprender tudo o que você precisa para criar uma campanha efetiva de Facebook Ads e conseguir mensurar o seu retorno sobre o investimento realizado.

O que é Facebook Ads?

Facebook Ads é o sistema de mídia paga do Facebook que oferece uma grande variedade de formatos de anúncios. É extremamente eficaz graças às diversas opções de segmentação disponíveis para os anunciantes, o que gera maior número de conversões.

Por meio dessa plataforma, é possível criar diferentes públicos, misturando seus interesses, localizações, gêneros, idades e outras tantas opções e, assim, direcionar seus anúncios para as pessoas certas.

Por que você deve usar o Facebook Ads?

Se alguma vez, ao longo da sua estratégia de Marketing Digital, você ouviu falar que não deve investir em Facebook Ads, saiba que é importante levar em conta a sua própria estratégia e objetivos, evitando esse tipo de conselho generalista.

Dito isso, o trabalho com Facebook Ads pode ser extremamente rentável a partir do momento em que essa estratégia é condizente com o perfil do seu público e seus objetivos de negócio, atuando de forma integrada com as demais ações já executadas pela sua equipe.

Vale ressaltar que o Facebook Ads é uma das mídias pagas mais eficientes do mercado, isso porque, além do amplo público usuário da rede, suas campanhas podem adquirir diferentes formatos, não se limitando apenas aos textos.

Além disso, o poder de segmentação do Facebook Ads é enorme e você pode detalhar para a ferramenta o perfil do público que você deseja alcançar. Sem contar que é possível fazer testes com o mesmo anúncio e mensurar os resultados, podendo replicar os melhores.

Parece incrível, não é mesmo?

E, para que seja compreendido todo esse valor que a ferramenta é capaz de agregar, vamos apresentar alguns dos termos e conceitos mais importantes usados por ela.

Quais são os conceitos básicos do Facebook Ads?

Agora, vamos falar sobre termos comuns dentro da ferramenta de gerenciamento e criação de mídia paga que são importantes e você deve estar familiarizado com eles.

Gerenciador de Negócios

Aqui é que toda mágica acontece! O Gerenciador de Negócios é uma parte destinada aos criadores de anúncios.

As mídias pagas não se resumem ao botão “impulsionar a publicação”, e é importante que você saiba que tem muita coisa por trás disso.

Por meio dos recursos do gerenciador, é possível monitorar todos os anúncios vinculados, analisar e mensurar os resultados. É por meio dele que você vai criar as melhores publicidades para a sua empresa.

É uma parte quase escondida, em que é possível ter acesso aos termos e funções que vamos mencionar ao longo desse conteúdo.

Ad / Anúncio

Ad e anúncio são termos semelhantes. São as mídias que você paga para aparecer ao maior número de pessoas possível com um objetivo pré-definido.

Um anúncio inclui o seu criativo (imagem e textos), a sua audiência especificada e a forma de pagamento/preço pago por essa mídia.

O seu ad é exibido junto com histórias que são relevantes para a sua audiência, então é importante que o seu anúncio também seja.

Pixel de conversão

O pixel de conversão é uma ferramenta que usa uma pequena linha de código que permite o acompanhamento da efetividade dos anúncios fora do Facebook dentro de outras páginas web, como o seu site.

Essa ferramenta precisa ser configurada para ter resultados de análise mais efetivos. Para entender melhor como isso funciona, talvez seja interessante estudar mais sobre o Pixel do Facebook.

Feed de notícias

Esse já é um velho conhecido para quem é usuário de perfil comum ou página. É em torno dele que está o coração de toda a experiência de uso do Facebook.

É por meio do feed de notícias, ou apenas feed, que a sua audiência tem contato, procura e acha toda a informação que é do seu interesse. É o lugar onde tudo o que você posta de conteúdo vai aparecer, seja patrocinado ou não.

Publicação impulsionada

Uma publicação impulsionada aparece no feed e aumenta significativamente o seu alcance.

impulsionamento é feito diretamente nas publicações já realizadas da página e o Facebook costuma sugerir que você impulsione as suas publicações com melhor desempenho.

Uma grande vantagem de impulsionar é conseguir direcionar o seu post para diferentes grupos, baseado na sua performance.

Publicação patrocinada

A publicação patrocinada é o meio termo entre um post comum e um ad.

Ao patrocinar um post ele será mostrado como “Patrocinado”, e a sua audiência será limitada às pessoas que curtiram a sua página. Esse tipo de formato não atinge novos usuários, apenas o círculo que já faz parte da sua marca.

Publicações patrocinadas aparecem mais alto no feed de notícias, então é mais provável que a sua audiência as veja. Ela pode ser usada para promover um produto específico ou uma campanha legal que a empresa esteja fazendo.

Dark post

Alguma vez, como usuário, você já buscou algo que viu em um anúncio e não encontrou na página? Isso é um post não publicado ou dark post.

Ao criar um anúncio no Facebook Ads, você pode gerar algo que tem um direcionamento específico de público, sendo assim, ele não aparece como uma postagem normal dentro da timeline da página.

Essa sua criação será exibida diretamente no feed de notícias do usuário, com o mesmo formato de uma postagem, porém, específica para as pessoas que você quer atingir.

Em resumo, dark post é o próprio anúncio que você vai aprender a criar até o final desse conteúdo, em vez apenas de impulsionar uma publicação já feita da página.

Conversion Lift

O Facebook Conversion Lift (com a tradução livre de “Conversão Elevada”) é uma ferramenta que permite acompanhar os negócios adicionais gerados pelos anúncios criados no Facebook para a empresa, tanto online quanto offline.

O Conversion Lift permite que o time de marketing acompanhe quanto de receita adicional está sendo gerada e como incluir isso no plano de marketing.

ROAS (Return Over Ad Spend)

ROAS, ou Retorno Sobre Gasto em Ad, é o ROI das campanhas de Facebook Ads. Ele mensura a efetividade de uma campanha de marketing, calculando quanto de receita foi gerada para o negócio por real investido na campanha.

Teste A/B

Se a sua empresa ainda não sabe qual tipo de anúncio é mais efetivo, você pode usar essa ferramenta de teste.

Testes A/B, como o nome já diz, é uma possibilidade de experimentar um anúncio em diferentes formatos. Com ele é permitido ver o custo por resultado ou o custo por aumento de conversão.

Impressões

É o número de vezes que o seu anúncio foi exibido. Em mobile, uma impressão é contada na primeira vez em que é vista.

Você também pode se interessar por este outro conteúdo! Facebook Debugger: o que é e como usar a ferramenta?

Central de criativos

Outra ferramenta para usar nos anúncios do Facebook Ads é a central de criativos. Localizada dentro do Gerenciador de Negócios, ela permite que você crie diferentes formatos de anúncios, teste a performance deles e ainda busque inspirações com os exemplos disponíveis.

Cliques

Este termo equivale ao número total de vezes que os usuários clicaram no seu anúncio. Dependendo do que você está promovendo, pode ser participações em um evento, um site para visitar ou instalações de aplicativo, por exemplo.

Visualizações de vídeo

É o número total de vezes que o seu vídeo foi visualizado por três segundos ou mais. Para aprender ainda mais termos você pode consultar o glossário de termos de propaganda e o glossário geral de termos do Facebook.

Conversões

Conversões são ações completas realizadas pelo usuário. Por exemplo: se o objetivo é gerar mais vendas ou acessar um site, e esse objetivo é alcançado, você gerou uma conversão.

Agora, continue a leitura para aprender tudo para criar uma campanha efetiva nessa ferramenta!

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