Glossário de marketing digital de A a Z (50 termos essenciais)

Neste artigo, apresentamos-lhe um glossário com os principais conceitos de marketing digital de A a Z, que se encontra em constante atualização. Percorra a lista e comece já a falar a linguagem do marketing digital.

A cada dia surgem novos termos para designar novas ferramentas e novos modos de se fazer marketing digital. Se procura ter uma presença digital forte, deve estar a par dos novos conceitos e implementar as melhores práticas. É fácil perder-se no meio dos mais variados termos estrangeiros e conceitos efémeros que acabam por se tornar obsoletos passados alguns meses.

Adwords

O Google Adwords é a ferramenta de publicidade da Google. No Adwords, consegue criar as campanhas e os anúncios publicitários que pretende que sejam apresentados nas redes da Google de pesquisa, de display, de vídeo, de chamadas, de aplicações e também no Google Shopping.

Alt text

Alt text significa texto alternativo e é um termo utilizado para descrever uma imagem online. Esse texto alternativo é lido pelos motores de busca, sendo, por isso, um fator bastante importante ao nível do SEO. Além disso, quando não é possível determinada imagem ser carregada, esse texto (que deve descrever a imagem) é exibido.

Analytics

O termo Analytics, no seu sentido mais amplo, refere-se à informação que resulta da análise de dados estatísticos de um website. Com Analytics podemos também referir-nos à ferramenta Google Analytics, a plataforma de análise estatística de um website mais comummente utilizada.

API

API é uma sigla que significa Application Programming Interface – Interface de Programação de Aplicações, em português. Basicamente uma API é um conjunto de padrões de programação que é utilizado para integrações entre diferentes plataformas.

Automação de Marketing

Automação de marketing, termo também designado várias vezes em inglês – marketing automation -, são mecanismos que permitem a realização de vários processos de marketing digital de forma automatizada, acelerando os resultados obtidos. Por norma, este termo é muito associado ao e-mail marketing, sendo os processos de envio de emails a partir de determinado comportamento feitos de um modo automático.

Black Hat

Black Hat é um conjunto de técnicas de SEO que são consideradas pouco éticas ou até ilegais. O termo contrasta com o conceito “White Hat”, que pressupõem técnicas legais de fazer crescer a rentabilidade de um website. Ambos os termos são referentes às práticas utilizadas para conseguir melhorar a posição de um website  nos motores de busca, como o Google.

Bounce Rate

A Bounce Rate é um termo em inglês que se refere à taxa de rejeição de um site. Isto é, a percentagem de visitantes que acedem ao seu website e que saem sem interagir com o conteúdo da sua página sobre o total de visitantes. Por norma, uma elevada taxa de rejeição sugere um fraco engagement com os visitantes.

Click Through Rate

A Click Through Rate, ou simplesmente CTR, consiste no número de cliques dividido pelo número de visualizações de determinado anúncio. Por norma, quando o CTR é muito elevado, espera-se que a campanha realizada se traduza em bons resultados.

Call-To-Action

A Call-To-Action, ou CTA, é, como o próprio nome indica, uma chamada de atenção que é feita num artigo ou num anúncio publicitário. Uma Call-To-Action tem sempre um objetivo muito bem definido, sendo que a mesma deve incentivar o leitor, de forma bastante clara e direta, a fazer uma ação específica. Exemplos de ações que, por norma, são pedidas pelos CTA são clicar num link, deixar o e-mail, baixar um e-book, fazer a inscrição num evento ou entrar em contacto.

Chatbots

Os chatbots são robôs utilizados para a simulação do atendimento humano através de um chat online. O objetivo da criação dos chatbots é as pessoas terem a impressão de que estão a conversar com uma outra pessoa real e não com um robô, podendo expor as suas dúvidas e serem atendidas imediatamente e a qualquer hora.

CRM

CRM é uma sigla que significa Customer Relationship Management, ou seja, gestão da relação com os clientes. Esta é uma sigla muito utilizada sobretudo em marketing digital B2B, no qual a relação com os clientes requer sistemas mais complexos. Os CRM são softwares que lhe permitem fazer a gestão da relação com os clientes, incluindo campos para tratar de tarefas específicas, agendar reuniões, descrever encontros/vendas já realizados e etc.

CPC

O CPC – custo por clique – é o custo que cada clique num anúncio tem. Este indicador é utilizado por ferramentas de publicidade como o Google Ads ou o Facebook Ads. Num orçamento criado para determinado anúncio, o CPC é um dos aspetos mais importantes de modo a conseguir perceber quanto dinheiro terá de gastar para impactar um determinado número de pessoas.

CPA

O Custo por Aquisição (CPA) é outra forma de perceber qual o investimento que terá de fazer numa determinada campanha para adquirir um número específico de clientes. Assim, o CPA é o custo que a aquisição de cada cliente acarreta.

Data mining

O Data mining é um termo ligado às ciências da computação, que diz respeito à extração de informação de uma data warehouse que permite, através de análise estatística, encontrar padrões e outras informações nas bases de dados. Este é um conceito cada vez mais fundamental na área do marketing digital.

Engagement

O termo engagement, também conhecido por envolvimento, em Portugal, e engajamento, no Brasil, é um dos mais referidos no seio das campanha de marketing digital. Este termo está associado às interações que os utilizadores têm com o conteúdo da marca. Este indicador pode ser medido através de likes, comentários, partilhas, minutos de visualização e etc. De um modo simples, diz-se que existe engagement entre um cliente e uma marca quando o cliente se sente atraído emocionalmente pela marca. Ou seja, além de ser consumidor da marca, o cliente está envolvido com a mensagem que a mesma transmite, consolidando, assim, a sua fidelidade.

E-Business

O conceito de E-Business significa a contínua otimização das atividades de uma empresa utilizando tecnologias digitais, como o E-Commerce ou o marketing digital. O termo foi registado pela IBM em 1996.

Funil de vendas

Imagine uma pirâmide invertida. Nela estão os diferentes estágios em que os seus potenciais clientes se encontram no processo de venda. Enquanto alguns deles estão simplesmente começando a se relacionar com os seus conteúdos, outros já estão praticamente fechando uma compra. Esse é o funil de vendas, que costuma ser dividido em três fases: Topo do Funil (ToFu), Meio do Funil (MoFu) e Fundo do Funil (BoFu).

Para cada uma das etapas deve ser aplicada uma estratégia de conteúdo diferente. Para o topo do funil são usados conteúdos introdutórios com o objetivo de transformar o visitante em um lead (prospecto). No meio do funil, os conteúdos são um pouco mais aprofundados, buscando fortalecer o relacionamento com o usuário e gerar demanda pelo produto ou serviço. Já no fundo do funil, o prospecto está próximo da compra e, nesse caso, os conteúdos devem tirar dúvidas específicas, quebrar objeções e mostrar estudos de caso.

Growth Hacking

O growth hacking é um termo inglês que traduzido de modo literal significa crescimento (growth) e encontrar brechas/falhas (hacking). Os growth hackers focam-se em conseguir gerar um crescimento rápido na aquisição de clientes.  Ou seja, growth hacking é a prática de encontrar brechas de modo a conseguir crescer. Basicamente, em vez de procurar o crescimento através de um modo convencional, o growth hacking consiste em optar por uma estratégia diferente, sendo considerada fora da caixa, criativa e baseada em experiências. Se quiser saber mais sobre esta buzzword leia o nosso artigo completo sobre a prática.

Hard Bounce

Hard Bounce é um termo que não vai gostar de ouvir se estiver a fazer uma campanha de e-mail marketing. Hard Bounce é um erro que basicamente não lhe permite que um e-mail seja enviado a um destinatário. Um exemplo deste erro é por exemplo a digitação incorreta de determinado endereço de e-mail.

Hashtag

O termo hashtag é bastante popular, sendo que praticamente toda a gente já chegou a utilizar hashtags em redes sociais como o Instagram ou o Twitter. As hashtags são palavras-chave antecedidas pelo símbolo cardinal (#) e elas permitem dar destaque a determinado assunto, sendo que ao clicar nas hashtags, vai conseguir encontrar informações relacionadas com esse tópico.

Head Tail Keyword

Head Tail Keyword refere-se a um termo de pesquisa abrangente. Por norma, este tipo de palavras-chave têm um volume de pesquisas bastante elevado. Head Tail Keyword contrasta com Long Tail Keywords, que, por sua vez, designa palavras-chave muito específicas, com pouco volume de pesquisas.

Inbound Marketing

O Inbound marketing está intimamente relacionado com o marketing digital, uma vez que este tipo de marketing se foca em atrair potenciais clientes de um modo diferente, são os clientes que vão ao encontro da empresa e não o contrário. Para que isso aconteça, as marcas investem na sua presença online, criando conteúdo relevante para determinada audiência e construindo uma relação através de vários canais digitais.

Keyword

Keyword significa palavra-chave. O termo Keyword é um dos termos principais de qualquer estratégia de marketing digital. As palavras-chave são muito importantes ao nível do marketing de conteúdo, da publicidade paga (Adwords) e muitos outros.

KPI

KPI é uma sigla para Key Performance Indicators, Indicadores Chave de Performance, em português. De um modo simples, estes são indicadores definidos para acompanhar o desenvolvimento das ações que estão a ser realizadas para se alcançar um objetivo específico. Através dos KPI conseguimos entender se uma campanha foi ou não bem sucedida.

Landing Page

A landing page é, traduzindo à letra, uma “página de aterragem”. Isto significa que esta página é a porta de entrada dos visitantes para o seu site ou para outra página. Por norma, este tipo de páginas têm como objetivo filtrar o público-alvo de determinado produto ou serviço e converter, por norma, em vendas ou em leads.

Lead

Uma lead é um potencial cliente. Ou seja, uma lead é uma pessoa que em algum momento mostrou interesse pela sua marca/produto e que por isso lhe deixou os seus dados (o contacto telefónico, o nome, o e-mail, entre outros).

Link Building

O processo de Link Building é muito utilizado como uma táctica de SEO. Link Building consiste em conseguir links para o seu site, sejam eles externos ou internos. Através desta construção de links, o motor de busca perceciona que o conteúdo que existe no seu site deve ser relevante, já que existem outras páginas a referenciá-lo e já que você redireciona o seu visitante para outras páginas do seu website.

Links internos

Ainda na senda do link building, há a considerar os links internos, que são links criados no nosso próprio site para dentro do nosso site.

Links externos

Os links externos, por sua vez, são links que direcionam o leitor para páginas que se encontram fora de determinado website. Ou seja, são considerados links externos tanto aqueles links que apontam para a sua página quanto os que você aponta para páginas de outros sites.

Long tail keywords

Como já referimos, Long Tail Keywords é o termo oposto a Head Tail Keywords. Este tipo de palavras-chave são as chamadas palavras-chave de cauda longa e representam termos de pesquisa muito específicos, que têm um volume de pesquisa baixo. Por exemplo, uma Head Tail Keyword é carros e uma Long Tail Keyword é carros híbridos vermelhos toyota, ou seja, na última o nível de detalhe é muito maior.

Marketing de conteúdo

O Marketing de conteúdo consiste na produção de conteúdos muito relevantes para o seu público-alvo, de forma a esclarecer dúvidas ou educar sobre determinado tema, atraindo, assim, potenciais clientes.

Média espontânea

Média espontânea é o contrário de média paga e acontece sempre que determinado meio de comunicação divulgou a sua empresa/produto sem que lhe tivesse de pagar. Ou seja, média espontânea é quando o seu produto é citado de modo positiva numa reportagem, por exemplo, de forma espontânea, sem que tivesse de investir nada.

Nutrição de leads

A nutrição de leads é um dos processos mais importantes do Marketing Digital, uma vez que a nutrição das leads é fundamental para fazer o cliente descer o funil de vendas e efetuar conversões. O processo de nutrição de leads é cada vez mais automatizado numa sequência de e-mails e de anúncios gerados por retargeting, por exemplo.

Outbound Marketing

Outbound Marketing é o oposto de Inbound Marketing. Com Outbound Marketing, referimo-nos ao marketing mais tradicional, no qual as marcas “vão atrás” dos consumidores. Um exemplo de Outbound Marketing é, por exemplo, um anúncio de TV ou rádio.

Page views

Outro termo muito usual no universo do marketing digital é o termo “Page views”. Como o nome indica, as Page Views referem-se ao número de vezes que uma página é visualizada no navegador. Este é um dos indicadores mais importantes para os marketeers, traduzindo as page views para o comércio offline, elas significam o número de vezes em que alguém entra numa loja (quer a pessoa compre ou não os produtos/serviços).

Persona

Numa estratégia de marketing digital, é fundamental a criação de personas. Uma persona é a representação fictícia do cliente ideal para o seu negócio. Na criação das personas, deve basear-se em dados realistas sobre comportamentos e características demográficas de clientes. As personas têm histórias, motivações, objetivos, desafios e angústias – como se fossem uma verdadeira pessoa.

Prova social

A prova social, ou social proof em inglês, refere-se ao facto de uma marca/um produto ser aprovada ou não por várias pessoas. Quando um novo produto é bem recebido pelo público, considera-se que ele passou a prova social. Assim que uma marca passa essa prova, ela passa a gozar de uma maior credibilidade e empatia.

Remarketing/retargeting

O remarketing e o retargeting dizem respeito à exibição de anúncios após a interação com um website ou a realização de uma determinada pesquisa. Por exemplo, quando está numa loja online de calças de ganga, depois sai e, continuando a sua pesquisa noutros sites, começa-lhe a aparecer anúncios sas calças de ganga da marca da loja online onde estava anteriormente. A esta “perseguição” do cliente, através de anúncios, chamamos remarketing/retargeting.

ROI

ROI é uma sigla para Return on Investment, ou Retorno sobre o Investimento, em português. Basicamente, o ROI é a razão entre o dinheiro ganho ou perdido sobre tudo o que foi investido em marketing. Desta forma, sempre que o valor do ROI se encontrar acima de 1, significa que está a ganhar dinheiro, se estiver abaixo de 1, está a ter prejuízo.

Segmentação

A segmentação é a definição do público-alvo que queremos atingir com a nossa estratégia. Para a segmentação, entram características como faixa etária, género, profissão, hábitos de consumo, nível de rendimento, entre outros.

SEM

SEM significa Search Engine Marketing e refere-se às táticas utilizadas para subir a posição do website no ranking do motor de busca que implicam algum investimento. Este termo contrasta com o termo SEO pelo facto do primeiro ser pago e o segundo ser orgânico.

SEO

SEO significa Search Engine Optimization, que significa otimização dos motores de busca em português. O SEO consiste na aplicação de diversas técnicas que tornem o site mais apelativo para o algoritmo do motor de busca, fazendo com que o mesmo suba algumas posições no ranking.

Taxa de abertura

A taxa de abertura é um dos indicadores mais relevantes em e-mail marketing. A taxa de abertura traduz a percentagem de pessoas que abre um determinado e-mail enviado pela marca.

Taxa de cliques

A taxa de cliques de um website consiste na percentagem de pessoas que clicam em pelo menos um link contido num e-mail ou noutro conteúdo (como uma landing page ou um banner publicitário).

Taxa de conversão

Mais relevante ainda que a taxa de cliques e a taxa de abertura é mesmo a taxa de conversão. Esta taxa diz-lhe, praticamente, qual a taxa de sucesso da sua campanha. Isto é, com a taxa de conversão consegue entender quantas pessoas efetuaram a ação que você pretendia. Por exemplo, se o seu objetivo era gerar vendas diretamente a partir do anúncio de determinada promoção, a sua taxa de conversão será obtida através do rácio entre o número de vendas geradas sobre o número de pessoas que foram atingidas pelo anúncio.

Teste A/B

Os testes A/B são muito requeridos em campanhas de e-mail marketing e em Facebook Ads, por exemplo. Este tipo de testes consiste no lançamento de duas versões do mesmo anúncio ou da mesma página web, podendo posteriormente verificar qual dos dois teve o melhor desempenho.

Tráfego orgânico

É considerado tráfego orgânico todo o tráfego que é proveniente da pesquisa de palavras-chave no motor de busca, não existindo para isso o impulso de anúncios pagos. Quanto melhor for a posição do seu website no ranking do motor de busca, maior será o tráfego orgânico gerado.

Tráfego pago

Em oposição ao tráfego orgânico, o tráfego pago consiste em visitas no website geradas através de meios pagos, como anúncios e publicações patrocinadas no Adwords ou no Facebook Ads, por exemplo.

Webinar

Um webinar é um conteúdo em vídeo disponibilizado online. Pode-se fazer um webinar de um debate, uma aula, uma apresentação, entre outras situações. Os webinars podem ser gravados ou feitos ao vivo e são uma prática bastante comum no universo do marketing digital.

White Paper

Um White Paper é um artigo bastante completo sobre determinado assunto, sendo que explica o problema e oferece a solução para o mesmo. Os White Papers são, por norma, ótimas opções para a sua estratégia de marketing de conteúdo, uma vez que estes artigos conseguem ensinar aspetos essenciais aos seus potenciais clientes.

Depois de ler esta lista, sente que ainda tem muito para aprender? O marketing digital é um conceito relativamente recente, tendo apenas surgido na década de 90, carecendo ainda de alguma investigação científica. Começar a fazer marketing digital não é fácil, é preciso experimentar muito até conseguir obter bons resultados e ter ao dispor o conhecimento de várias disciplinas – incluindo, por exemplo, a programação informática, a comunicação, a estatística e o marketing.

Está a pensar fazer tudo isto sozinho? Assim que começar a tentar, verá que é uma tarefa praticamente impossível.

Se precisa de uma equipa preparada para implementar a sua visão digitalmente, fale com a YouOn – somos o parceiro ideal. Desenvolvemos websites focados em técnicas de SEO e ajudamo-lo no desenho e na concretização de estratégias de marketing digital de sucesso.

Contacte-nos e descubra como podemos ajudar o seu negócio a crescer no online.

  • Share:

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href=""> <abbr> <acronym> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Envie sua Mensagem

Em breve um de nossos consultores entrará em contato.

Open chat
Precisando de ajuda?