ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA O PÓS-PANDEMIA

A pandemia do coronavírus representou para o mundo dos negócios um dos maiores desafios dos últimos tempos. Empresas de diversos segmentos precisaram implantar medidas emergenciais para tentar diminuir os impactos da covid-19 e garantir a sobrevivência. Mas será que o mercado de hoje está olhando para o futuro e pensando nas estratégias de marketing pós-pandemia?

O surto de coronavírus que atingiu o mundo nos últimos meses, trouxe uma série de mudanças para o comportamento e hábitos de compra dos consumidores.

Devido à obrigatoriedade da quarentena e do isolamento social como medidas de prevenção contra a propagação da covid-19, o comércio eletrônico ganhou uma maior relevância no dia a dia das pessoas, tornando-se o principal formato de compras dos mais diversos bens de consumo.

Segundo o levantamento da empresa Compre&Confie, as compras online apresentaram um aumento de 71% entre 24 de fevereiro e 24 de maio deste ano em relação ao mesmo período de 2019. Este crescimento representa um faturamento de R$ 27,3 bilhões para o setor de e-commerce.

Com o online ganhando tanta evidência no primeiro semestre de 2020 graças à pandemia, diversas empresas migraram para o digital, buscando uma maior proximidade com o público.

Entretanto, estima-se que no pós-crise o consumidor não seja o mesmo de antes. E mesmo com o varejo físico voltando a funcionar, novos hábitos e comportamentos dos compradores serão mais recorrentes daqui em diante.

Dessa forma, é fundamental que as empresas estejam preparadas para o “novo normal”, e desenvolvam estratégias de marketing pós-pandemia.

COMO SE PREPARAR PARA O RETORNO ÀS ATIVIDADES?

Em meio às inseguranças decorrentes da pandemia do coronavírus, o retorno gradual das atividades deve ser realizado com cautela. Afinal, ainda não se sabe ao certo o que o futuro reserva para o mercado, a economia e a vida em sociedade.

No novo normal, as marcas precisarão se esforçar para manter a relevância perante o consumidor. E a melhor maneira de fazer isso é conhecer seu público-alvo por completo.

Identificar os gostos e preferências dos consumidores, mapear as necessidades, compreender quem os influencia nas redes sociais, saber divulgar produtos e ofertas no momento certo, bem como realizar cobranças de maneira adequada, serão estratégias essenciais de marketing pós-pandemia.

O retorno às atividades empresariais no novo normal envolverá maior preocupação com fatores como qualidade, entrega e preços, além de maior agilidade por parte das empresas para identificar possíveis concorrentes e promover ações antes deles.

É fundamental que as organizações saibam para quem estão comunicando, qual a mensagem que pretendem transmitir e através de quais ferramentas.

Durante o retorno às atividades, marcas que souberem se adaptar melhor às mudanças serão mais bem sucedidas, desde que saibam se reposicionar em um mundo pós-crise e agir de acordo com uma nova realidade que pede ainda mais humanização no atendimento e contato próximo com o consumidor.

O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR PÓS-PANDEMIA

Como mencionamos, as previsões para o futuro pós-pandemia apontam para uma mudança no comportamento do consumidor.

Após a crise, as pessoas estarão ainda mais cautelosas, representando um novo desafio para as empresas tanto na atuação nos pontos de venda quanto na construção de um relacionamento com seu público.

Já em relação às formas de consumo, a aposta é que as compras online continuem em alta mesmo após a pandemia do coronavírus. Afinal, as restrições impostas durante o período de quarentena fizeram do e-commerce uma necessidade que conquistou até os consumidores mais tradicionais e relutantes.

A chegada da covid-19 acelerou uma tendência que vinha se mostrando cada vez mais promissora dentre os consumidores: a valorização de empresas com propósito.

Marcas que possuem um propósito ativo e relevante, e que trabalham para fazer esse propósito acontecer — principalmente em tempos sensíveis —, conquistaram maior atenção do público durante a pandemia.

Nos últimos meses, grandes marcas desenvolveram ações de apoio a comunidades carentes e profissionais da saúde, em uma demonstração de empatia com o próximo.

Perante uma sociedade transformada pelo coronavírus, as manifestações de empatia ainda serão necessárias. Dessa forma, o futuro continuará sendo um momento para as empresas se colocarem no lugar do outro.

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