DICAS DE COMO PROTEGER SUA MARCA NA INTERNET

É comum que muitos empreendedores e empresas busquem formas de estar presente on e offline, as redes sociais são com certeza uma das melhores ferramentas para isso, com o avanço da tecnologia e a grande massa utilizando cada vez mais a internet como ferramenta de busca de produtos e serviços, errado é não estar presente nela.

Apesar das vantagens, a internet também por ser muito abrangente, possibilita que novas marcas sejam criadas diariamente sem nenhum tipo de restrição ou parâmetro. Sendo assim, o problema principal é entender como proteger a marca quando se existem outras centenas de marcas similares.

Esse é sem dúvidas um dos maiores questionamentos de quem procura registrar a marca e ter garantias efetivas de titularidade. Por isso, se você é uma dessas pessoas e também busca respostas sobre esse assunto, continue com a leitura deste artigo e saiba como proteger a sua marca na internet.

O que é uma marca?

Antes de tudo é importante ressaltar que quem é o responsável pela proteção da propriedade industrial é a autarquia federal intitulada de Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Assim, para o INPI a marca é: todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas”.

É comum que haja confusão entre a ideia de marca e logomarca, no entanto, a marca seria apenas uma representação gráfica da marca, a marca engloba não apenas a imagem que a identificam, mas sim um conjunto de características e serviços e não apenas a identidade visual da empresa.

Protegendo sua marca na internet; passo a passo

Para proteger sua marca na internet é imprescindível que antes se realize uma pesquisa para verificar se ela não já foi registrada por outra pessoa. Com uma confirmação negativa de registro, você poderá de fato registrá-la.

É preciso saber que os sons, sinais gustativos e olfativos não são características registráveis. Assegure também que o que o que irá produzir é algo inédito, ou seja, que ainda não foi feito.

As vantagens de proteger a marca através do registro

Apesar de muitas empresas ainda não terem marca registrada legalmente, esse tipo de proteção é essencial e deve ser feito o quanto antes. O registro protege não apenas a marca, mas o tutor e criador dela de possíveis fraudes e utilizações indevidas.

Diante de situações de plágio ou utilização sem autorização, é possível acionar a justiça e ter todos os direitos garantidos. Com o registro da marca realizado devidamente, a exclusividade é do titular.

É importante frisar que uma marca tem valor econômico no mundo dos negócios, mantê-la em segurança após uma exaustivo processo de criação é muito relevante para o desenvolvimento da empresa.

Portanto, se você tem interesse em registrar a sua marca entre em contato entre em contato , a SEPT MIDIA possui ampla experiência no registro de marcas, patentes e trabalha para agilizar, simplificar e garantir qualidade e segurança aos seus clientes.

  • Share:

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href=""> <abbr> <acronym> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Envie sua Mensagem

Em breve um de nossos consultores entrará em contato.

Open chat
Precisando de ajuda?