Conheça os principais erros em blog que você deve evitar

Certamente, você já ouviu muitos dizerem que blogs são importantes numa estratégia de Marketing Digital, o que leva muitos donos de negócio a criarem os seus e darem início à produção de conteúdo. Mas será que ela está sendo bem executada? Será que não há erros no blog que estejam mais prejudicando do que ajudando?

Por mais que o processo de blogar pareça simples (afinal, em tese, basta escrever o post e clicar em “publicar”), há muitas práticas que não podem ser ignoradas para que o blog tenha sucesso.O que é um blog?

O que é um blog?

Algumas pessoas pensam que blogs são sinônimos de sites, enquanto outras ainda os veem como diários online tal como eles eram usados no fim dos anos 90.

Realmente, um blog é um tipo de site, contudo,formatado para a publicação de textos que podem ser categorizados e datados. Por isso, eles eram usados a caráter de diário pessoal no começo, mas hoje blogs se transformaram em ferramentas de negócio.

Quais os principais erros em blog que você deve evitar?

Vejamos agora quais são os erros mais comuns cometidos em blogs e que você deve evitar no seu.

Escolhas erradas de tópicos

Por mais que você conheça bem o seu nicho de atuação a ponto de definir quais assuntos podem ser interessantes para o blog, esse não é o caminho mais apropriado. Ainda que pareçam interessantes para criar conteúdos, é seu público que vai consumi-los, portanto, os tópicos devem ser voltados para o interesse dele.

Por isso, antes de redigir seu primeiro blog post, é necessário criar a persona — que é uma representação semifictícia do seu cliente ideal. 

Após criá-la, você deve elaborar os tópicos considerando os objetivos e os desafios da persona para que o público-alvo tenha vontade de lê-los.

Não publicar frequentemente

Você sente motivação em acompanhar um blog que passa muito tempo sem postar novos conteúdos? Se a resposta for “não”, certamente o mesmo pensa o seu público. Logo, o blog precisa ter uma periodicidade de postagem. A recomendação é de, pelo menos, 1 blogpost por semana.

Da mesma maneira que o público pode perder o interesse ao não ver novos conteúdos, o algoritmo age de forma muito parecida: sites que são atualizados com frequência têm maiores chances de aparecer entre as primeiras posições dos resultados de busca.

Conteúdo mal formatado

O formato do conteúdo também deve ser agradável para o leitor e para o algoritmo. 

Sabe os famosos “textões”, blocos de texto escritos num parágrafo único, bem comuns de serem vistos em redes sociais? A leitura deles é bem difícil, não é mesmo? Isso ocorre porque eles não têm escaneabilidade, ou seja, uma formatação que deixe a leitura agradável.

Além disso, o blog post também precisa ser estruturado por meio de Heading Tags que hierarquizam o texto em subtítulos e tornam mais fácil a compreensão do algoritmo quanto à organização de seus tópicos. Aliás, o próximo ponto tem a ver com isso.

Títulos ruins

O título é um dos primeiros contatos visuais que temos com um conteúdo, seja na SERP ou num compartilhamento em redes sociais, por isso ele deve ser bem atrativo e também estratégico.

Quando falamos em estratégia, nos referimos ao SEO (sobre o qual já falamos no blog). A palavra-chave principal do seu texto precisa estar no título, mas tome cuidado para que isso não o torne superficial demais, pois o título precisa ser convidativo para a leitura do post inteiro.

Conteúdos de baixa qualidade

Não somente o título, mas todo o conteúdo precisa ser de qualidade. Se, por exemplo, você produzir um texto intitulado “Saiba tudo sobre XXX neste guia completo”, ele realmente precisa ser o artigo mais bem produzido a respeito do assunto.

O Google está cada vez mais focado em fornecer a melhor experiência aos seus usuários, por isso ranqueia somente os melhores conteúdos. Dessa forma, antes de escrever, certifique-se de que a pauta traz todos os tópicos necessários para a produção de um post mais adequado para a sua persona e melhor que os dos concorrentes.

Falta de otimização

Algumas pessoas se perguntam por que, mesmo após produzir conteúdos incríveis, não conseguem posicioná-los entre as primeiras posições do Google. Uma das causas costuma ser a falta de otimização para motores de busca.

Como existem mais de 170 fatores que influenciam a indexação de sites no Google, vamos focar aqui na técnica mais básica de todas: a escolha da palavra-chave e a inserção correta dela no texto.

A palavra-chave é o termo que as pessoas colocam nos buscadores para encontrar conteúdos referentes a ela. Para essa visibilidade ocorrer, a palavra deve ser colocada em lugares estratégicos como título, subtítulo e primeiro e último parágrafos.

Evite grafá-la excessivamente no seu post, pois isso fará o tiro sair pela culatra. Esse excesso é conhecido como uma técnica de Black Hat, que penaliza o blog por tentar “forçar a barra” na indexação. 

Falta de linkagens

Links também são importantes, tanto a nível de experiência quanto de estratégia. Assim, seus posts precisam ter o que chamamos de SEO on page e SEO off page

SEO on page refere-se aos links internos que são inseridos dentro de cada artigo seu. Percebeu a quantidade de links e a forma como os usamos neste post até agora? Se não tivéssemos feito isso, você não teria a chance de aprender mais sobre o tema em questão ao ler os conteúdos complementares que estão linkados.

SEO off page reúne os links externos, isto é, que levam o leitor para outros sites. A princípio, isso pode parecer estranho, pois o ideal é manter os visitantes dentro do seu blog, certo? Porém, ao inserir bons links, você demonstra autoridade e proporciona uma melhor experiência de leitura que também é apreciada pelo algoritmo do Google.

Se quiser que os links externos não sejam abertos na mesma aba do seu blog, você pode utilizar o plugin de WordPress Open External Links in a New Window. Inclusive, ao clicar no link dele, verá como funciona.

Não usar imagens de qualidade

Alguma vez você não sentiu a menor vontade de ler um conteúdo porque a imagem de capa era muito ruim? Acredite, isso é mais frequente do que você imagina e acontece com muitas pessoas. Por essa razão, não usar imagens de qualidade é um erro que não podia faltar nesta lista.

Caso você não conte com um designer que crie imagens para as capas dos seus posts e para ilustrá-lo internamente, não se preocupe. Existem mais de 50 bancos de imagens gratuitos que você pode acessar para baixar imagens de qualidade.

Caso elas sejam muito grandes, evite subi-las nesse formato porque deixarão o blog lento (e isso pode fazer com que visitantes queiram desistir da leitura por demorar muito tempo para carregar por completo). Para diminuir o tamanho delas sem perder a qualidade, utilize um compactador de imagens.

Conteúdo desatualizado

Vamos supor que você tenha escrito um conteúdo magnífico sobre determinado assunto e publicado no seu blog, porém, três anos atrás. Será que ele continua sendo relevante? Nesse tempo, tudo relacionado ao assunto continua o mesmo? Como a resposta para as duas perguntas é “não”, isso indica que os conteúdos precisam ser atualizados de tempos em tempos

Não é uma tarefa muito simples de ser realizada, mas com um pouco de esforço pode gerar resultados incrível. Agora que você já sabe quais são os principais erros em blog e o que deve ser feito para resolvê-los, já pode começar a colocar a mão na massa.

 

  

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