Como vender pelo Instagram: o que você precisa saber para começar a usar

Para entender como vender pelo Instagram e conseguir resultados, é preciso saber quais ferramentas esta rede disponibiliza para perfis comerciais e como utilizá-las da melhor forma para alcançar o seu objetivo.

Confira, a seguir, como esses recursos funcionam e exemplos práticos de como utilizá-los.

Ter um perfil comercial

Para começar a usar o Instagram para vendas, é preciso criar um perfil comercial ou habilitá-lo para tal. Para fazer isso, é só mudar para conta comercial nas configurações do aplicativo e integrar o perfil a uma fanpage do Facebook (criada automaticamente, caso já não exista uma). 

Por ser um perfil comercial, é importante ter uma bio clara e também colocar o link da página de vendas ou uma landing page para o e-commercemarketplace, site ou WhatsApp. Quanto mais estratégicas forem as escolhas, mais clientes podem se interessar pela marca. 

A conta comercial do Instagram oferece a possibilidade de criar anúncios, mas para além disso, possibilita recursos de análises de dados, métricas, impulsionamentos e links. Essas ferramentas são fundamentais para conseguir uma estratégia de marketing digital e conhecer o público.

Entender quem é e onde está o seu público

Na guia Público, na aba de Informações do Instagram, é possível ter acesso as métricas dos seguidores. São fornecidos os dados sobre o gênero, a idade, a localização e os seguidor\es alcançados pelo tempo. 

Com essas informações, é possível entender quem é o consumidor do seu conteúdo e o seu segmento do mercado, afunilando estrategicamente para atingir o público alvo, produzindo mais engajamento com as pessoas que provavelmente irão consumir o produto ou o serviço. 

Sabendo quem é o público do perfil, fica mais fácil encontrar onde está o público alvo. É importante observar quem produz conteúdo semelhante e ir atrás dos consumidores. 

Observar uso de hashtags e localizações também ajuda a segmentar o público mais próximo a marca. Todos esses aspectos ajudam a aumentar o engajamento e criar novas estratégias de vendas.

Como vender pelo Instagram criando conteúdos que engajam?

Para construir um engajamento orgânico que gere vendas pelo Instagram, é preciso investir em um bom conteúdo que aproxime o consumidor. Por isso, elencamos 5 dicas essenciais!

Preocupação com a qualidade e a identidade da empresa

A primeira impressão muitas vezes é a que fica, por isso é de suma importância fazer uma curadoria para ter conteúdo de qualidade. 

O Instagram é uma rede social de imagens, por isso, a qualidade das fotos e o design de imagens deve ser cuidadoso e harmonioso no feed e interessante para quem consome.

Além disso, é preciso deixar claro os valores e a cultura da marca para que as pessoas se aproximem por se identificarem com o perfil e os produtos. 

O Instagram é um rede de interação entre pessoas. Quem utiliza busca conexões. As marcas voltadas para gerar o sentimento de identificação com o público, apoiadas em um conteúdo de qualidade, aproximam mais o consumidor e o fidelizam, garantindo assim, mais vendas e marketing espontâneo.

Ter um planejamento mensal de ações

Planejar estrategicamente campanhas, organizando o feed e gerando conteúdo a longo prazo adensam a relação com o consumidor. Trabalhar com temáticas, conteúdo informativo, uma série de reflexões são estratégias interessantes para garantir que as pessoas voltem ao perfil.

Assim, é imprescindível ter um plano de conteúdo mensal, visando os segmentos do público da marca, relacionando a datas especiais, por exemplo, conteúdo para fim de semana ou feriados. É possível gerar conteúdo de acordo com eventos ou acontecimentos que se relacionem a identidade da marca.

O planejamento estratégico do conteúdo é fundamental para garantir o engajamento com a marca. Uma forma de garantir essa organização é utilizando ferramentas de automação.

Pesquisar perfis similares

Para produzir um conteúdo diferenciado que gere engajamento, é preciso estar atendo aos concorrentes. Observar o que deu certo para outras empresas e aprimorar as ideias, assim como perceber ações que não funcionaram, para não cair no mesmo erro, são fundamentais para construir um marketing digital efetivo.

Além disso, é importante observar o que é recorrente para poder ousar com estratégias diferentes e garantir um engajamento através do diferencial da marca.

Fazer parcerias

Parcerias são uma estratégia fundamental para conseguir novos seguidores, gerar visibilidade para a marca e construir uma imagem da cultura da empresa. Criar uma campanha com um influenciadores ou Instagramers, voltada para o segmento da empresa, e produzir conteúdo com artistas e especialistas são formas de conduzir essa estratégia de maneira inteligente.

Para isto, é necessário: elencar os objetivos e motivações da parceria; escolher o parceiro com os valores alinhados a cultura da marcar; produzir um briefing estratégico; escolher as melhores formas de divulgar a campanha no Instagram; e, ao fim, mensurar o resultados já pensando em futuras ações. 

  • Share:

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href=""> <abbr> <acronym> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Envie sua Mensagem

Em breve um de nossos consultores entrará em contato.

Open chat
Precisando de ajuda?