Como se proteger de golpes de registro de marca

 No mundo contemporâneo e globalizado são diversas as iniciativas para entender a necessidade das pessoas e realmente ajudá-las com seus problemas a fim de solucioná-los. No entanto, da mesma forma que isso acontece, o outro lado, infelizmente, é muito comum. Não são poucos os exemplos que vemos diariamente de pessoas e companhias agindo de má fé com terceiros para lucrar em determinada situação.

No segmento de marcas e patentes, isso também acontece e é mais comum do que imaginamos. Por isso, neste artigo vamos falar sobre os golpes em processos de registro de marca, como ter mais segurança ao longo de todos esses processos.

O registro de marca, colidência e não colidência

Se você chegou até este artigo, muito provavelmente sabe que o registro de marca é um processo que concede uma proteção por um determinado período em todo o território nacional. Provavelmente sabe também que uma marca só é passível de registro se possuir o caráter de novidade, ou seja, não é possível registrar uma marca com o mesmo nome que outra já registrada para um mesmo segmento de atuação. Isso é o que chamamos de colidência entre as marcas.

Quando existe uma colidência na utilização das marcas, o INPI, autarquia responsável por gerir todo o processo, não aprova o pedido de registro de marca, gerando o indeferimento daquele pedido, o que força o indivíduo a mudar o nome. 

O golpe de registro de marca

Tendo em vista esse conceito de não colidência, existem aqueles que desejam ganhar tirando proveito da situação do outro. Essas pessoas se passam pelo próprio INPI e notificam a marca alegando que existe outra também em uso com aquele nome. Então, é cobrada uma taxa para que essa segunda empresa não registrada seja autuada.

Até aí parece que está tudo correndo bem, certo? Afinal, é justo que o INPI faça esse tipo de ocorrência. Acontece é que o INPI, na sua própria página principal, demonstra que não faz esse tipo de atuação. Não há, por parte do governo federal, essa intimação mostrando que existe outra marca colidente em uso.

Por isso, é fundamental fazer todo o processo de registro de marca com uma empresa de credibilidade, confiança e com um histórico positivo para não correr o risco de sofrer com golpes desse tipo.

Transparência no Registro de Marca

A SEPT MIDIA trabalha com transparência, prezando pela qualidade do atendimento para proporcionar a melhor solução e proteger a sua marca. Confira o nosso conteúdo no news para entender mais sobre o registro de marca e converse com os nossos especialistas via Whatsapp ou e-mail para tirar todas as suas dúvidas.

Proteger a sua marca é importante e proteger-se de golpes é ainda mais importante.

  • Share:

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href=""> <abbr> <acronym> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Título
Open chat
Precisando de ajuda?