Como a tecnologia pode auxiliar na redução de custos nas empresas

Você sabia que o controle e a redução de custos e despesas estão entre as atividades que mais demandam tempo dos gestores de tecnologia nas empresas?

Em outubro de 2020, a consultoria IDG publicou um estudo em que comparou o crescimento dos esforços desses profissionais. Em setembro de 2019, eles dedicavam 29% de seu tempo com esse objetivo. Esse número subiu para 43% em agosto de 2020. A dedicação de tempo a essa atividade superou outras igualmente importantes, como segurança (37%) e inovação (29%).

A mesma pesquisa mostra que esses gestores pretendem investir mais dinheiro em análise de dados, melhoria do gerenciamento de processos de negócios e automação. Eles sabem que investimentos estratégicos contribuem para melhorar a eficiência operacional e reduzir custos, muitas vezes ocultos entre processos pouco eficientes e sem monitoramento.

Soluções como ERP, CRM, Automação de Vendas e Marketing Digital são alguns desses investimentos em tecnologia que contribuem para a redução de custos, uma vez que permitem o acompanhamento de indicadores importantes para as empresas em tempo real.

Quando a tecnologia ajuda na redução de custos nas empresas?

Para gestores que buscam melhorar sua eficiência operacional e ao mesmo tempo querem reduzir custos e despesas, é importante conhecer alguns recursos tecnológicos adequados a esse desafio.

Elas demandam investimento e trazem retorno mensurável, seja na redução de gastos desnecessários, aumento de produtividade e eficiência operacional.

Economizando tempo e dinheiro com um ERP

O ERP, conhecido também como Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, é um sistema que permite acompanhar, em tempo real, todos os processos da sua empresa.

Esse software oferece uma espécie de radiografia do seu negócio, com registro de tudo o que entra e tudo o que sai. Do planejamento da produção até o acompanhamento das vendas e do resultado da empresa, o ERP gera informações que ajudam a reduzir custos do dia a dia. Alguns exemplos são:

Aquisição de matéria prima

Com um sistema de gestão integrado, você pode fazer um controle diário de estoque e ser informado pelo sistema sobre a necessidade real de renovação. Isso ajuda seu negócio a reduzir os custos relacionados a espaço de armazenamento, transporte e possíveis perdas.

Dimensionamento de produção

Com o ERP, é possível fazer um planejamento de produção baseado em dados reais de mercado e com aproveitamento máximo dos equipamentos e equipes. Assim, sua empresa evita horas adicionais, paradas imprevistas de manutenção de equipamentos e produção abaixo ou acima do que o mercado tem capacidade de absorver.

Orçamentos e precificação bem dimensionados

O conhecimento dos custos dos produtos e serviços é fundamental para a boa precificação. Muitas vezes, as empresas perdem dinheiro por não conhecerem em detalhes sua estrutura de custos e despesas. Outras, deixam de fazer a correta alocação por produtos. O ERP gera indicadores de forma automática e permite saber qual a relação entre custos e receitas de cada produto/serviço.

Reduzindo custos com um CRM

CRM é uma solução que permite acompanhar todo o relacionamento que sua empresa tem com o cliente, seja nos contatos iniciais, na venda e ou no pós-venda. Com o CRM, sua empresa consegue identificar os clientes mais rentáveis, os que compram com maior frequência e os que precisam de mais relacionamento.

Foco nos clientes com maior potencial

Com um sistema de CRM, suas equipes de Vendas podem se concentrar nos contratos de maior potencial e evitar os custos de visitar clientes com baixa probabilidade de compra ou negócios de pouco potencial.

Indicadores em tempo real

Indicadores contribuem para que sua empresa possa acompanhar o cliente em todos os pontos de contato, enxergar oportunidades e agir com rapidez caso haja algum problema que possa gerar custos.

Ganho de tempo com informações centralizadas

Todos os pontos de contato do cliente com a empresa ficam registrados no CRM. Isso reduz custo com o levantamento nas diferentes bases de dados, otimiza o trabalho dos responsáveis por esse monitoramento e, ajuda a identificar possíveis oportunidades ou falhas no processo.

Redução de erros

Quando o CRM é utilizado de maneira adequada, ele reduz custos que resultam em erros, duplicidade de esforços e perda de tempo com a busca de informações.

Economize com uma automação de relacionamento e de Marketing Digital

As tecnologias que dão apoio ao Marketing Digital funcionam de maneira integrada com o ERP e o CRM, permitindo que a empresa automatize uma série de tarefas de relacionamento e venda. Com isso, é possível otimizar as horas trabalhadas, optar por equipes mais enxutas e obter resultados mais eficazes. Alguns exemplos das economias de uma plataforma de automação:

Controle automatizado dos contatos

Esse tipo de controle reduz a necessidade de equipes dedicadas ao acompanhamento individual. Tudo é programado para ser feito de maneira automática.

Equipes enxutas

Desde a atração por meio de conteúdos, até o fechamento das vendas, as rotinas de automação mantém o relacionamento ativo, sem a necessidade de grandes equipes de telemarketing e vendas, por exemplo, o que pode gerar grande redução de custos nas empresas.

Testes A/B

Todo esse processo de testes gera indicadores que podem ser analisados, estudados e acompanhados para levar ao melhor resultado possível. Os números permitem testar variáveis e escolher as alternativas mais inteligentes e lucrativas, o que evita o desperdício de recursos com estratégias inadequadas.

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