Aprenda tudo sobre Marketing Global e saiba como posicionar sua marca internacionalmente

marketing não tem mais fronteiras. No mundo globalizado e conectado, marcas e produtos podem chegar aonde quiserem para conquistar novos mercados e atrair mais clientes. Porém, só uma estratégia bem estabelecida de Marketing Global pode tornar esse processo eficiente.

É tentador pensar que a sua marca pode conquistar o mundo, não é? Atualmente, a internet permite que empresas de todos os portes vendam em outros países, não apenas as gigantes multinacionais.

Só que não é tão simples assim chegar a novas regiões. Sim, hoje temos muitos costumes padronizados pela globalização, mas cada local tem uma cultura enraizada que não se perde. Então, é preciso pensar em estratégias que se adaptem a cada local na internacionalização.

O que é Marketing Global?

Marketing Global são estratégias de marketing aplicadas em diferentes regiões do mundo, considerando as semelhanças e diferenças entre elas, focando no crescimento da empresa.

O objetivo por detrás do Marketing Global é possibilitar que os produtos ou os serviços da empresa alcancem novos mercados, em um nível internacional, a partir de uma oportunidade de divulgação e de comercialização.

O Marketing Global representa a etapa de contato do branding global com os mercados locais.

É por meio das estratégias de marketing internacional e das definições do Mix de Marketing (preço, produto, praça e promoção) que o posicionamento e a imagem da marca se consolidam entre os consumidores de cada região.

Para isso, as marcas precisam aliar estratégias de padronização e adaptação, a fim de conciliar a economia de escala e a adequação às realidades locais.

Padronização vs. Adaptação

O conceito de Marketing Global começou a ser usado no final do século XX, quando o mundo entrou na globalização e homogeneizou hábitos, gostos e comportamentos entre diferentes países.

Em 1965, o empresário sueco Erik Elinder escreveu um artigo questionando se a publicidade não poderia ser a mesma entre diferentes países da Europa. Afinal, tinham caraterísticas semelhantes, e a padronização de estratégias poderia gerar economia de escala com os custos de produção, distribuição, divulgação etc., que aumentam com a expansão global.

Nos anos seguintes, muitos autores e profissionais seguiram essa linha de padronização do Mix de Marketing. Porém, o passar dos anos mostrou que muitas características locais se mantiveram. Culturas milenares e modos de organização social não se perderam.

Por isso, a partir da década de 1990, muitos autores passaram a defender a adaptação do marketing às identidades nacionais, às linguagens, aos gostos e preferências dos consumidores de cada região, a fim de atender às necessidades específicas de cada mercado.

A partir daí, a discussão do Marketing Global não estava mais em torno de escolher entre padronizar ou adaptar, mas o quanto padronizar e o quanto adaptar as estratégias de marketing na sua internacionalização.

Explorar novos mercados

Expansão internacional significa conquistar novos mercados. Mas, além de conseguir novos clientes, o que mais a empresa ganha com isso?

Muitas vezes, outros países são mais lucrativos que o mercado interno, onde a empresa já pode estar estagnada. Então, um Plano de Marketing Global deve identificar as melhores oportunidades no exterior.

Além disso, expandir ajuda a reduzir a dependência de um mercado — a pulverização ajuda a sustentar o negócio, mesmo que uma ou outra região passe por uma crise.

Segundo uma pesquisa da Apex-Brasil, diversificar riscos e se proteger contra a volatilidade do mercado doméstico estão entre os principais motivos para a expansão global de uma empresa:

Aumentar o alcance da marca

Um marketing sem fronteiras amplia o alcance da marca. Você já imaginou os seus produtos resolvendo necessidades de pessoas que estão do outro lado do mundo? O Marketing Global ajuda você a chegar até elas.

Dessa maneira, a marca conquista novos mercados e se torna conhecida em vários locais. Isso ajuda a vender mais, é claro — e esse é o principal motivo da expansão global apontado na pesquisa da Apex-Brasil (acima). Mas isso também aumenta o seu valor no mercado e fortalece a sua competitividade em todos os seus locais de atuação.

Economizar em escala

Atuar em outros países exige novos investimentos em mídias, pesquisas, contratações, logística, entre vários outros custos. Porém, uma estratégia de globalização do marketing prevê a criação de algumas estratégias padronizadas.

Se você percebe que os públicos de dois países diferentes são semelhantes, pode lançar o mesmo produto e a mesma campanha de publicidade para eles. Isso gera uma economia de escala, já que você replica o mesmo processo em diferentes mercados.

Adaptar-se aos mercados locais

O Marketing Global se depara com diferentes realidades. Por isso, uma campanha global totalmente uniformizada tende a sofrer resistência em determinados mercados que não se identificam com a abordagem da marca ou cujas dinâmicas setoriais dificultam a sua inserção.

Por isso, uma estratégia de Global Marketing deve investigar as especificidades de cada mercado para planejar a sua atuação. Dessa maneira, a empresa consegue criar uma oferta relevante para os consumidores locais e adaptar-se às dinâmicas do mercado.

Orientar equipes de marketing

Uma empresa que internacionaliza o marketing também deve olhar para a sua gestão interna. Como gerenciar colaboradores e equipes de marketing em diferentes regiões do mundo?

Uma estratégia estruturada de globalização orienta as equipes sobre as decisões de marketing centrais e as definições adaptadas para cada região. Dessa maneira, diferentes equipes em diferentes partes do mundo conseguem conversar entre si para alcançar os objetivos da empresa.

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