9 dicas para aumentar a taxa de preenchimento do seu site (grátis)

O que é a taxa de preenchimento de um site?

A taxa de preenchimento de um site é a percentagem de anúncios veiculados com base no número total de impressões de páginas. Explicado de um modo simples, se receber 1.000 impressões numa página, na qual foi colocado um total de 500 anúncios, a sua taxa de preenchimento será de 50%. Ou seja, para obter a sua taxa de preenchimento, apenas tem de dividir o número de anúncios realizados pelo número total de oportunidades de adicionar publicidade.

Quando a taxa de preenchimento é alta, o CPM (custo por mil impressões) tende a aumentar, assim como o potencial de ganhos do seu website. Ou seja, ter uma taxa de preenchimento elevada significa, por norma, que o seu website é rentável. Um dos  seus objetivos principais deverá ser, por isso, aumentar a taxa de preenchimento.

Como posso aumentar a taxa de preenchimento no meu site?

Existem várias técnicas que pode pôr em prática gratuitamente para conseguir aumentar a sua taxa de preenchimento de anúncios no seu website. Deve sempre pensar que as marcas vão procurar os melhores espaços para promover as suas marcas, ou seja, os sites onde conseguirão encontrar chegar ao seu público-alvo.

Sabendo isto, para aumentar a sua taxa de preenchimento, deve procurar tornar as suas oportunidades de anúncio mais atraentes para as marcas. Percorra a nossa lista e saiba como tornar o seu site mais rentável através de publicidade.

1. Escolha uma rede de anúncios que consiga oferecer 100% de preenchimento

Antes de mais nada, pense em escolher uma rede de anúncios que lhe consiga oferecer um preenchimento de 100%. Se não garantir estas condições logo de início, é muito mais complicado aumentar a sua taxa de preenchimento posteriormente. Este tipo de redes de publicidade são as que implementam header bidding. Desta forma, conseguirá taxas de preenchimento de publicidade mais favoráveis que podem chegar aos 100%.

2. Permita tamanhos de anúncios flexíveis

Caso permita tamanhos de anúncios flexíveis no seu website irá conseguir atingir uma taxa de preenchimento superior para lugares individuais. Como o tamanho de anúncio mais bem pago é aquele que permite ao anunciante exibir a sua mensagem num lugar específico, o seu website conseguiria ficar mais competitivo se for mais flexível com os tamanhos e ser muito mais atrativo para os anunciantes.

3. Aumente o seu tráfego

Quanto maior for o tráfego do seu website, maior será a probabilidade das marcas quererem anunciar lá. Isto porque as marcas desejam atingir preferencialmente grandes escalas de exposição. Por outro lado, as marcas também procuram websites cujo conteúdo coincida de alguma forma com a mensagem da marca. Por exemplo, se o seu conteúdo for de alguma forma ofensivo e contenha mensagens de ódio, é provável que nenhuma marca queira estar associada ao seu website. Por outro lado, caso os anunciantes sintam que o seu website não tem tráfego real, ou seja, se suspeitarem da utilização de bots para a geração de taxas de tráfego, a sua taxa de preenchimento de anúncios será também muito baixa de certeza. Tenha como foco a criação de conteúdos de qualidade e procure aumentar o seu tráfego de modo orgânico, apenas dessa forma as marcas quererão alugar o seu website para reproduzirem os seus anúncios.

4. Tenha uma audiência bem demarcada

Se gere um website, de certeza de que conhece a sua audiência e de que adequa os seus conteúdos a essa mesma audiência. Como compreende, qualquer marca de pensos higiénicos, por exemplo, não terá interesse em anunciar num espaço em que a audiência é na sua maioria masculina. Assim, deve assegurar-se de que o seu público está bem identificado e que as marcas que procuram pela sua audiência específica o conseguem identificar facilmente.

5. Impeça a filtragem por localização geográfica

Por norma, os anunciantes procuram otimizar as suas campanhas, segmentando os seus anúncios para locais geográficos específicos. Caso o tráfego do seu website provenha sobretudo de um país ou região que não seja alvo dos anunciantes, a sua taxa de preenchimento tenderá a baixar. O que pode fazer para reverter esta situação é tentar impedir a filtragem de solicitações de anúncios por localização geográfica.

6. Aumente o tamanho dos seus players

Players maiores dão sempre uma maior visibilidade à marca que está a anunciar. É por isso que a maior parte das marcas escolhe apenas websites com grandes players para colocar os seus vídeos. Assim, se quiser aumentar a sua taxa de preenchimento de anúncios, coloque players iguais ou maiores do que 500×282 pixels.

7. Garanta a visibilidade do player

Players com uma dimensão considerável são uma boa escolha, contudo se os mesmos não estiverem visíveis não lhe servirão de muito. Assim, deve também certificar-se de que os players de anúncios se encontram com uma boa visibilidade. Os anúncios que são colocados abaixo da dobra das páginas (below the fold) são considerados de baixa visibilidade, por exemplo. Deve ter também em conta que dependendo do dispositivo utilizado para a visualização do player, a visibilidade será medida de formas diferentes. Avaliando todas estas questões, deve conseguir identificar quais os players de anúncios que pode otimizar de modo a ficarem com um melhor desempenho ao nível da visibilidade.

8. Coloque um preço justo pelo aluguer dos seus espaços publicitários

Todas as dicas que lhe demos acima vão no sentido de valorizar e melhorar os espaços publicitários no seu website. Certamente que, ao rever o modo como o seu website distribui publicidade, verá que há aspetos que ainda podem ser melhorados e, por isso, o preço que cobra aos seus anunciantes deve ser ajustado à qualidade de distribuição de anúncios que oferece. Os anunciantes estão dispostos a pagar um bom preço pelos espaços que disponibilizam todas as condições mencionadas ao longo deste artigo. Caso tenha uma taxa de preenchimento baixa, recomendamos-lhe que reduza um pouco os seus preços de modo a refletir o nível de qualidade da sua oferta e que melhore os vários aspetos que mencionámos aqui para, mais tarde, poder aumentar de novo o preço e obter um retorno maior.

9. Lute contra os bloqueadores de anúncios

Cada vez mais, a maioria dos utilizadores da web instalam vários tipos de extensões que têm como objetivo bloquear os anúncios das páginas. Atualmente, nos EUA, cerca de 30% dos utilizadores da internet utilizam algum bloqueador de anúncios. Este tipo de extensões é uma das maiores ameaças que existem ao seu negócio de rentabilização de um website através de receitas publicitárias, por isso deve pensar nele de modo muito sério. Felizmente, existem modos de romper com estas extensões e exibir anúncios mesmo na sua presença. Tendo isto em mente, assegure-se à partida que os seus anúncios não serão bloqueados por este género de extensões nos diferentes navegadores.

Dito isto, recomendamos que se foque apenas nas questões que estão ao seu alcance para tornar a sua página mais atrativa para os anunciantes. E, como viu, há muito que pode fazer.

  • Share:

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href=""> <abbr> <acronym> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Título
Open chat
Precisando de ajuda?