5 DICAS PARA O REGISTRO DE MARCA E PATENTE

Parabéns, você acaba de criar sua startup, desenvolveu uma nova tecnologia e está cheio de planos.

Agora, que tal registrar logo sua marca? O que acha de garantir a patente da sua invenção?

Organizamos aqui algumas dicas para te ajudar nesse processo.

1 –Procure um especialista para registrar sua marca ou patente no INPI. Certifique-se de que é uma empresa com experiência no negócio. Existem bons escritórios de Propriedade Intelectual que podem ajudar nesta tarefa. Há muitos detalhes técnicos e, nesse caso, a ajuda de um especialista é essencial.

Mas é bom tomar algumas medidas que vão situar você no sistema de marcas e patentes.

2 –Pesquise no site do INPI (www.inpi.org.br) se a marca ou logo pretendido já não foram registrados por outras empresas. Se ninguém teve a mesma ideia antes, já é meio caminho andado. Copiar uma marca que já existe pode resultar numa incômoda ação judicial contra a sua empresa. Para registrar o domínio da internet, o caminho é outro. A entidade responsável é o NIC.br. O acesso é o site www.registro.br, disponível para verificação se o domínio pretendido está livre ou não para registro.

3 –Leia atentamente o “Manual de Marcas” do INPI para ter certeza que a sua marca não se enquadra em uma das proibições do artigo 124 da Lei de Propriedade Industrial. Não é permitido, por exemplo, registrar símbolos oficiais, slogans e expressões de uso comum, entre outras.

4 –Evite divulgar detalhes técnicos sobre produtos/serviçosi novadores desenvolvidos pela sua empresa sem verificar a possibilidade de serem patenteados. A “novidade” é um requisito básico de patenteabilidade em todos os países do mundo e a divulgação dos detalhes essenciais de uma invenção já pode inviabilizar a obtenção de uma patente. E caso haja necessidade de divulgação da tecnologia/serviço antes do requerimento de um pedido de patente, é recomendado tomar medidas para assinatura de acordos de confidencialidade.

5 –Realize uma pesquisa internacional. É fundamental também, antes de desenvolver uma nova tecnologia e/ou produto/serviço, realizar uma pesquisa em bases internacionais de patentes para verificar o que já existe de mais atual a respeito da sua área técnica. Normalmente, um pedido de patente é apresentado muito antes do produto/tecnologia ser efetivamente colocado no mercado. Por isso a importância de pesquisar empresa como a SEPT MIDIA para te auxiliar neste processo.

  • Share:

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href=""> <abbr> <acronym> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ver más

  • Responsable: Sept Midia.
  • Finalidad:  Moderar los comentarios.
  • Legitimación:  Por consentimiento del interesado.
  • Destinatarios y encargados de tratamiento:  No se ceden o comunican datos a terceros para prestar este servicio.
  • Derechos: Acceder, rectificar y suprimir los datos.
  • Información Adicional: Puede consultar la información detallada en la Política de Privacidad.

Envie sua Mensagem

Em breve um de nossos consultores entrará em contato.

Open chat
Precisando de ajuda?