3 Dicas para melhorar a integração entre diferentes áreas de uma empresa

A integração entre diferentes áreas de uma empresa sempre foi um desafio, no entanto, tem se tornado cada vez maior em meio ao isolamento social. Por conta disso, para manter a produtividade e a sinergia dos colaboradores, separamos algumas dicas para que os gestores busquem formas de intensificar a união no ambiente de trabalho!

Estimule a visão sistêmica

Um profissional que utiliza e entende a importância da Visão Sistêmica, é aquele que tem capacidade de ver a empresa como um todo, ou seja, como as diferentes áreas interdependem. Para tanto, é necessário entender como os setores influenciam o trabalho um do outro e como é a produção e a relação entre a empresa e o mercado. Uma vez que os colaboradores de uma empresa compreendem o papel dos demais e se veem como parte de uma engrenagem, ela, como um todo, é otimizada e os funcionários naturalmente tornam-se mais participativos.

É interessante que hajam treinamentos e oportunidades para que os funcionários conheçam todo o trabalho das áreas da empresa em que não atuam, como apresentações gerais de diferentes departamentos ou permitir que colaboradores façam parte dos planejamentos atrelados a projetos. Além disso, também é importante que saibam os valores, missões e metas e como se encaixam neles.

Preste atenção no clima organizacional

O clima organizacional é a junção de todos os elementos presentes no ambiente empresarial, ele indica o grau de satisfação dos colaboradores da empresa considerando aspectos como comunicação, valorização profissional, identificação com a cultura, motivação entre outros.

Para que o clima organizacional seja melhorado, ele deve ser inspecionado. A equipe de recursos humanos é a maior responsável nesse momento, para isso, pode ser usado de apoio uma Pesquisa de Clima Organizacional, na qual serão identificados os pontos fortes e fracos das relações interpessoais dentro da companhia e como eles influenciam o ambiente de trabalho e a produtividade. Após identificar as vantagens e desvantagens do clima organizacional, é recomendado prestar atenção para assegurar as vantagens e pensar em planos de ação para que as desvantagens sejam eliminadas.

Utilize canais de comunicação interna para alinhamento de objetivos

Para que haja uma projeção de visão sistêmica, um melhor clima organizacional, e, consequentemente, maior motivação e produtividade, é imprescindível que os colaboradores da empresa estejam alinhados de tudo que acontece nos demais setores. Um canal de comunicação que esteja de acordo com o perfil dos funcionários é o maior aliado nessa circunstância. Alguns deles são:

Redes sociais corporativas

Nesse caso, a rede social utilizada pode ser tanto um perfil privado em uma plataforma que já seja de uso dos funcionários quanto um aplicativo de mensagens. Se for condizente com a cultura da companhia, é uma forma rápida e descontraída de manter o alinhamento.

Newsletter: E-mail interno

Essa é uma alternativa mais formal, mas ainda eficiente para alcançar os colaboradores, é interessante que a gerência da empresa estabeleça intervalos de tempo quinzenais, semanais, ou até mesmo diários, para informar por meio do e-mail novidades, conquistas e desafios da empresa.

Portal interno ou blog corporativo.

No portal interno ou blog corporativo serão compartilhadas histórias por meio de textos sobre os acontecimentos recentes da empresa, tendendo a serem publicadas em um intervalo de tempo maior, essa opção é a mais indireta, pois só acessará o portal o colaborador que tiver a iniciativa. No entanto, faz com que as notícias da empresa sejam passadas com mais detalhes e lembrados por mais tempo.

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